InternacionalBrasil é exemplo global em preservação da Amazônia, destaca The Economist

Brasil é exemplo global em preservação da Amazônia, destaca The Economist

“The Economist” Aponta Brasil como Modelo Global na Preservação da Amazônia

Um editorial da revista The Economist, datado de 23 de novembro, destaca a estratégia do governo federal brasileiro sob a liderança do presidente Luís Inácio Lula da Silva como um modelo a ser seguido por nações que buscam preservar suas florestas tropicais. O artigo traça um comparativo entre os diferentes enfoques tomados nas gestões anteriores e atuais no Brasil, ressaltando que, enquanto o governo Jair Bolsonaro (2019-2023) adotou uma postura mais permissiva, frequentemente vista como um entrave ao avanço ambiental, o governo Lula se dedica a implementar políticas públicas eficazes para a conservação do meio ambiente.

De acordo com o editorial, durante a administração de Bolsonaro, o desmatamento na Amazônia foi amplamente facilitado, com poucas ações concretas para conter a exploração desenfreada das riquezas naturais. Em contrapartida, Lula, junto à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, tem adotado uma abordagem equilibrada, combinando punições severas a madeireiros ilegais e incentivo à regulamentação das terras. Essa política resultou em uma queda de 80% no ritmo de desmatamento durante os primeiros mandatos de Lula e uma nova redução quando ele reassumiu a presidência em 2023.

A proteção das terras indígenas, tradicionalmente consideradas guardiãs da floresta, e a regularização fundiária na Amazônia são destacados como ações fundamentais de política ambiental que outros países podem adotar. O editorial menciona que a identificação clara da propriedade da terra é essencial para a responsabilização em casos de destruição ambiental e premia aqueles que mantêm práticas sustentáveis.

Além disso, a revista enfatiza a importância do financiamento global em prol da preservação das florestas, sugerindo que os países ricos devem desempenhar um papel ativo neste processo. No entanto, alerta que o apoio internacional tem diminuído, e os mercados de créditos de carbono ainda não funcionam eficazmente, principalmente pela dificuldade de comprovar a real preservação resultante dos investimentos.

O modelo brasileiro, através do uso de tecnologia de imagem digital para monitoramento e verificação, é elogiado como um método que pode ser facilmente replicado em outras nações que possuem florestas tropicais. Dessa forma, o Brasil se posiciona como líder em conservação ambiental, propondo incentivar a preservação florestal global através de acordos que compensem governantes de regiões impactadas pelo desmatamento, conforme verificado por imagens de satélite.

Logo Agência Brasil

Revista The Economist elogia ações do Brasil para salvar as florestas

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Marataízes comemora Dia D de vacinação contra a gripe com Zé Gotinha

Marataízes dá início à Campanha de Vacinação Contra a...

Polícia Civil e Militar apreendem armas e drogas em operação em Guaçuí

Polícia Civil e Militar realizam operação em Guaçuí e...

Incaper avança em planejamento estratégico com apoio do Governo do ES

Incaper Avança na Construção do Planejamento Estratégico 2026–2030 com...

Curso de Operador de Escavadeira em Marataízes para Agricultores

Marataízes Lança Curso em Parceria com SENAR e Governo...

Bernardo Silva aguarda por Hansi Flick e prioriza transferência ao Barcelona!

Bernardo Silva Define Barcelona como Seu Objetivo na Próxima...

Trump alerta: “Cuba é a próxima” em discurso em Miami sobre ações.

Trump Avisa que Cuba é a Próxima da Lista...

Polícia Civil e Militar prendem homem por roubo majorado em Guaçuí

Polícia Civil e Militar prendem homem investigado por roubo...

Governo do ES registra mais de 700 prisões com tecnologia facial inovadora

Espírito Santo Registra Mais de 700 Prisões com Tecnologia...

Polícia Civil prende suspeito de tráfico durante a operação “Mustache Followers”

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Suspeito de Tráfico...