Secretaria da Saúde do Espírito Santo Adota Medidas Emergenciais Contra Intoxicação por Metanol
A Secretaria da Saúde (Sesa) do Espírito Santo, por meio do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox-ES), iniciou a aquisição emergencial do antídoto contra intoxicação por metanol, conhecido popularmente como “etanol farmacêutico”. A medida, tomada na última sexta-feira (03), visa garantir a pronta assistência clínica em face do recente surto de intoxicações que teve início em São Paulo e já levanta suspeitas em outros estados, incluindo o Espírito Santo.
O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, esclareceu que a compra do medicamento, num total de 4,8 mil ampolas, é uma ação preventiva. “O objetivo é garantir que, caso venhamos a receber casos positivos de intoxicação por metanol, consigamos atender os pacientes de forma rápida e adequada, evitando, assim, agravamentos e óbitos”, afirmou. As ampolas adquiridas se somarão ao estoque já existente no CIATox-ES, além de recursos que devem ser enviados pelo Ministério da Saúde e outra aquisição em andamento, via pregão.
O uso precoce do antídoto é crucial, pois pode reduzir o período de internação hospitalar, aumentar os índices de curas sem sequelas e potencialmente salvar vidas.
Orientações e Medidas de Prevenção
A Secretaria da Saúde, em uma ação educativa, enviou aos serviços de saúde e municípios três notas técnicas com orientações sobre os riscos da intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas. As Notas Técnicas nº 07 e 08, da Vigilância Sanitária, abordam os cuidados necessários na aquisição e comercialização de bebidas alcoólicas, enfatizando a prevenção de adulterações com metanol e o reforço das atividades de fiscalização.
A Nota Técnica nº 08, que é compartilhada entre o CIATox-ES e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), é específica para profissionais de saúde e serviços de emergência, oferecendo diretrizes sobre como proceder diante de casos suspeitos de intoxicação. Elas seguem as orientações do Ministério da Saúde e são fundamentais para a notificação e tratamento rápido desses casos.
“O papel das notas técnicas é vitale, principalmente a que trata da assistência, uma vez que incorpora as atualizações do Ministério da Saúde sobre os critérios de classificação dos casos e a importância da notificação imediata”, acrescentou Orlei Cardoso.
Informações à Imprensa
Para mais informações, a Assessoria de Comunicação da Sesa está disponível através dos seguintes contatos:
- Syria Luppi
- Luciana Almeida
- Danielly Campos
- Thaísa Côrtes
- Ana Cláudia dos Santos
E-mail: imprensa@saude.es.gov.br
Essa ação, além de emergencial, reflete o compromisso da Secretaria da Saúde do Espírito Santo em proteger a saúde da população diante de possíveis ameaças de intoxicação, assegurando um atendimento adequado e eficaz em situações críticas.
Fonte: Governo ES