CulturaEnamed 2025 atrai 105 mil inscritos em estreia nacional

Enamed 2025 atrai 105 mil inscritos em estreia nacional

A nova edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) registra um total notável de 96.635 inscrições confirmadas, dentre as quais 39.839 são de estudantes concluintes de medicina deste ano, revelando um interesse intensificado na avaliação da formação médica no país. Este exame é obrigatório para formandos e já se estabelece como um instrumento crucial na verificação e evolução do ensino médico.

Introduzido como um refinamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Enamed será realizado anualmente com o propósito de monitorar e melhorar continuamente a qualidade dos cursos de medicina no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame deste ano também atraiu 56.796 médicos já formados, interessados em utilizar os resultados para se candidatarem a processos seletivos de residência médica.

Distribuídos por gênero, as mulheres são maioria com 58.963 inscrições, contrastando com os 37.672 homens que se registraram para o exame. A faixa etária predominante entre os candidatos é de 25 a 29 anos.

As provas estão marcadas para 19 de outubro, abrangendo 225 municípios. Os participantes serão avaliados em 100 questões objetivas que cobrem áreas essenciais da medicina, como clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, bem como saúde coletiva e mental. Além disso, os formandos deverão responder a um questionário obrigatório anteriormente vinculado ao Enade, enquanto os demais farão um questionário contextual.

A realização do Enamed simboliza um passo significativo na estratégia de melhoria contínua da formação médica no Brasil, oferecendo uma base de dados robusta para futuras intervenções e políticas educacionais. As informações detalhadas sobre o processo e critérios do Enamed podem ser consultadas diretamente no site do exame.

Enamed 2025 recebe 105 mil inscrições na primeira edição

Agência Brasil

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil e Militar Prendem Dois e Apreendem Drogas em São Gabriel da Palha

Operação da Polícia Civil e Militar em São Gabriel...

Polícia Civil e Militar prendem homem por tentativa de homicídio em Marilândia

Polícia Civil e Militar prendem homem por tentativa de...

Fila do INSS chega a 1,8 milhão, o menor nível em 21 meses

Fila de requerimentos do INSS alcança menor nível em...

Mbappé brilha e França avança às oitavas com 3 a 0 sobre Suécia

França Garante Vaga nas Oitavas Após Vitória Contra a...

Polícia Civil apreende 22 aves em operação contra tráfico no bairro Aribiri

Polícia Civil do Espírito Santo Apreende 22 Aves em...

92% das escolas já seguem nova lei contra celular

Brasília (DF) - Após um ano da aprovação da...

Exposição “Cachoeirenses Ausentes” valoriza contribuições de cidadãos para Cachoeiro

A exposição “Cachoeirenses Ausentes: Entre o Papel e a...

Pré-campanha do ‘Time do Lula’ avança em cidades estratégicas do ES

Em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, o...