25 de agosto de 2025
CulturaConitec rejeita canetas emagrecedoras no SUS por alto custo

Conitec rejeita canetas emagrecedoras no SUS por alto custo

Medicamentos emagrecedores não serão incorporados ao SUS, decide Conitec

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) decidiu não recomendar a inclusão dos princípios ativos liraglutida e semaglutida no SUS. Esses medicamentos, conhecidos como canetas emagrecedoras, tiveram sua análise baseada em critérios de eficácia, segurança e impacto financeiro, que foi estimado em R$ 8 bilhões por ano.

A decisão ocorreu após uma solicitação da Novo Nordisk, fabricante do Wegovy, que contém semaglutida. O Ministério da Saúde informou que as decisões da Conitec são embasadas nas melhores evidências científicas disponíveis, considerando também análises de custo-efetividade.

Além disso, foi destacado que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmou parcerias com a EMS para a produção nacional de liraglutida e semaglutida, o que envolve a transferência de tecnologia para a unidade Farmanguinhos, da Fiocruz. Tais medidas visam ampliar a oferta de medicamentos genéricos, estimular a concorrência, e reduzir preços, facilitando o acesso a tratamentos de qualidade e a incorporação de novas tecnologias no SUS.

Desde junho deste ano, o controle de receitas desses medicamentos foi intensificado em farmácias e drogarias, medida que foi decidida pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril e efetivada 60 dias após publicação no Diário Oficial da União. Segundo a Anvisa, o controle mais rigoroso visa proteger a saúde da população, dado o aumento de eventos adversos em usos não aprovados.

Organizações como a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica apoiam essa decisão de controle mais rigoroso, considerando os riscos da automedicação e do acesso indiscriminado aos agonistas de GLP-1, uma classe de medicamentos que, por lei, exige apresentação de receita médica nas farmácias.

(Fonte: Agência Brasil – Imagens não especificadas para crédito)

Conitec rejeita inclusão de canetas emagrecedoras no SUS

Agência Brasil

Saúde

Top 5

Confira Mais

Marataízes lança programa Contrata+Brasil para fortalecer empreendedores locais

Marataízes Adere ao Contrata+Brasil: Uma Nova Oportunidade para Microempreendedores Marataízes,...

Marataízes apoia a agricultura familiar com entrega de caminhão novo

Novo Veículo Fortalece Agricultura Familiar em Marataízes Marataízes, Espírito Santo...

Polícia Civil e Militar localizam adolescente desaparecida em Baixo Guandu

Polícia Civil do ES localiza adolescente desaparecida após ação...

Espírito Santo FM transmite Rio Branco em São Paulo em luta pela Série C

Espírito Santo FM Acompanha Confronto Decisivo do Rio Branco...

Início do pagamento da 6ª parcela do Pé-de-Meia segunda-feira

Início do Pagamento da Sexta Parcela do Programa Pé-de-Meia...

Polícia Civil prende woman por desvio de R$ 560 mil em operação em Vitória

Polícia Civil do ES deflagra Operação "Mundo Pequeno" e...

Rodrygo a um passo do Tottenham: Real Madrid pode perder sua joia brasileira!

Rodrygo de saída do Real Madrid? O futuro de Rodrygo...

Real Madrid mira Vitinha como estrela do meio-campo no verão europeu de 2026!

Real Madrid em busca de reforços no meio-campo Os dirigentes...
- Advertisement -spot_img