CulturaConitec rejeita canetas emagrecedoras no SUS por alto custo

Conitec rejeita canetas emagrecedoras no SUS por alto custo

Medicamentos emagrecedores não serão incorporados ao SUS, decide Conitec

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) decidiu não recomendar a inclusão dos princípios ativos liraglutida e semaglutida no SUS. Esses medicamentos, conhecidos como canetas emagrecedoras, tiveram sua análise baseada em critérios de eficácia, segurança e impacto financeiro, que foi estimado em R$ 8 bilhões por ano.

A decisão ocorreu após uma solicitação da Novo Nordisk, fabricante do Wegovy, que contém semaglutida. O Ministério da Saúde informou que as decisões da Conitec são embasadas nas melhores evidências científicas disponíveis, considerando também análises de custo-efetividade.

Além disso, foi destacado que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmou parcerias com a EMS para a produção nacional de liraglutida e semaglutida, o que envolve a transferência de tecnologia para a unidade Farmanguinhos, da Fiocruz. Tais medidas visam ampliar a oferta de medicamentos genéricos, estimular a concorrência, e reduzir preços, facilitando o acesso a tratamentos de qualidade e a incorporação de novas tecnologias no SUS.

Desde junho deste ano, o controle de receitas desses medicamentos foi intensificado em farmácias e drogarias, medida que foi decidida pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril e efetivada 60 dias após publicação no Diário Oficial da União. Segundo a Anvisa, o controle mais rigoroso visa proteger a saúde da população, dado o aumento de eventos adversos em usos não aprovados.

Organizações como a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica apoiam essa decisão de controle mais rigoroso, considerando os riscos da automedicação e do acesso indiscriminado aos agonistas de GLP-1, uma classe de medicamentos que, por lei, exige apresentação de receita médica nas farmácias.

(Fonte: Agência Brasil – Imagens não especificadas para crédito)

Conitec rejeita inclusão de canetas emagrecedoras no SUS

Agência Brasil

Saúde

spot_img

Top 5

Confira Mais

Prefeitura de Cachoeiro entrega quadros de recordação a debutantes do projeto social

Em uma emocionante cerimônia realizada no Jaraguá Tênis Clube,...

Ítalo Ferreira brilha em Teahupo’o e avança às semifinais da WSL

Ítalo Ferreira brilha na etapa de Teahupo’o e avança...

Novas diretrizes garantem segurança jurídica a residentes em saúde

Novas Diretrizes Para Residentes em Saúde: Segurança Jurídica e...

Recapeamento avança em Cachoeiro e beneficia ruas do bairro Abelardo Machado

As obras de recapeamento em Cachoeiro de Itapemirim estão...

Festival em Marataízes tem início hoje para aquecer o inverno

Festival de Inverno de Marataízes Promete Agitar as Noites...

Em julho, IBGE estima safra recorde de 353,0 mi de toneladas para 2026

A estimativa de julho de 2026 para a produção...

Marataízes comemora sucesso do 13º Mutirão em Brejo dos Patos

Marataízes Realiza Mutirão “Marataízes em Ação” em Brejo dos...

Cachoeiro promove palestras sobre segurança e saúde no trabalho para gestores públicos

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim promoveu recentemente uma...

Quinta Lilás em Marataízes: Dia de Beleza e Saúde no CCR

Dia de Beleza e Saúde em Marataízes: Uma Iniciativa...