Prova Nacional Docente: Mais de 1,1 Milhão de Inscrições Confirmadas
Na manhã desta quarta-feira (13), durante o programa “Bom Dia, Ministro”, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) registrou mais de 1,1 milhão de inscrições. O exame, que será realizado em 26 de outubro, é agora promovido como a “CNU dos Professores” e será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Santana destacou a relevância dessa iniciativa para a qualidade da educação, explicando que o resultado da PND poderá ser utilizado pelas secretarias de educação como critério decisivo ou auxiliar nos processos de seleção de professores a partir de 2026.
Com a adesão preliminar de 22 redes estaduais e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais, a PND busca uniformizar a avaliação dos professores em todo o Brasil. Santana afirmou que este exame será uma forma eficaz de garantir a qualidade dos profissionais que ensinarão nas escolas de educação básica pública. “São eles que vão para sala de aula, para o ensino fundamental, para cuidar das crianças e dos nossos adolescentes”, disse.
Além da PND, Camilo Santana anunciou a expectativa de aprovação da Carteira Nacional de Docente no plenário da Câmara dos Deputados na próxima semana. Essa iniciativa visa criar um documento de identificação válido em todo o país para professores da educação pública e privada. O projeto já segue em regime de urgência no Senado e promete fortalecer a identidade e reconhecimento dos docentes no Brasil.
O ministro também mencionou um estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), que indicou que 60% da aprendizagem dos estudantes é atribuída ao professor, refletindo a importância da formação adequada desses profissionais. Para incentivar a escolha pela carreira docente, o governo está oferecendo bolsas através do programa Pé-de-Meia Licenciaturas para alunos que obtiverem boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e optarem por licenciaturas presenciais.
Essas ações fazem parte do Programa Mais Professores para o Brasil, lançado em janeiro deste ano, com o objetivo de reconhecer o papel central dos educadores no sucesso das políticas educacionais e no processo de aprendizagem dos alunos.
As informações são de responsabilidade da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e podem ser acessadas em Agência Brasil.
PND tem mais de 1,1 milhão de inscritos em sua primeira edição
Fonte: Agencia Brasil.
Educação

