22 de outubro de 2025
PolíciaPolícia Civil do ES reúne órgãos para fortalecer ações contra pesca ilegal

Polícia Civil do ES reúne órgãos para fortalecer ações contra pesca ilegal

Polícia Civil do ES Reúne Órgãos Ambientais e de Segurança em Prol da Preservação Costeira

Vila Velha, 10 de outubro de 2023 — A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), promoveu nesta quinta-feira uma reunião estratégica com representantes de diversos órgãos ambientais e de segurança pública, com o intuito de alinhar diretrizes e estabelecer um plano integrado para a preservação da costa capixaba. O foco do encontro foi o combate à pesca ilegal e outras práticas predatórias que ameaçam a biodiversidade marinha.

Este evento faz parte do desdobramento de operações recentes, incluindo uma ação que ocorreu no dia 2 de outubro na foz do Rio Jucu, em Vila Velha, onde foram abordadas questões relacionadas à pesca irregular na região da Barra do Jucu. Durante a reunião, estiveram presentes representantes de instituições como o Batalhão de Polícia Militar Ambiental, o Núcleo de Polícia Marítima (Nepom) da Polícia Federal, Capitania dos Portos, e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), entre outros.

Uma apresentação do Instituto Jorge Lemos Zucharatto de Desenvolvimento, Inovação e Preservação Ambiental de Rios, Mares, Meio Terrestre e Agronomia (Instituto ZUC) destacou o avanço do Coral-Sol, uma espécie invasora originária do Oceano Pacífico que tem se disseminado pelo litoral do Espírito Santo. O delegado Marcelo Nolasco, titular da DEPMA, alertou que o coral, ao não ter predadores naturais na região, compromete gravemente a biodiversidade local eliminando a fauna marinha ao seu redor.

A reunião promoveu um ambiente de troca de experiências entre as instituições e resultou na definição de ações conjuntas futuras. “Futuramente será realizada uma operação integrada. Cada órgão se comprometeu a desenvolver, dentro de sua competência, medidas de fiscalização e educação ambiental, fortalecendo a atuação em rede”, afirmou Nolasco.

O delegado Marcelo Nolasco enfatizou que as ações de fiscalização ambiental continuarão em todo o Espírito Santo, destacando a importância do trabalho integrado entre as instituições. “Nosso objetivo é oferecer uma resposta cada vez mais eficaz à sociedade no combate aos crimes ambientais”, ressaltou.

As iniciativas discutidas na reunião visam não apenas coibir práticas nocivas ao meio ambiente, mas também fomentar a conscientização da população sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

Polícia Civil do Espírito Santo reúne órgãos ambientais para fortalecer combate à pesca ilegal e preservar a costa capixaba.

Fonte: Polícia Civil-ES.

spot_img

Top 5

Confira Mais

Anchieta oferece 25 vagas de emprego no SINE; confira as oportunidades disponíveis!

O SINE de Anchieta abre nesta terça-feira uma oportunidade...

Estudo revela que 66,5% dos jovens superaram Bolsa Família em 12 anos

Estudo do IMDS Revela Avanços e Desafios do Bolsa...

Tottenham terá que investir R$ 282 milhões para garantir Vitor Roque, do Palmeiras!

Vitor Roque em Foco no Mercado Europeu O jovem atacante...

Seminário “Barro: da terra à terra” reúne grandes nomes no Governo do ES

Seminário “Barro: da terra à terra” Promoverá Debates e...

Polícia Civil do ES Desarticula Célula do TCP e Prende Cinco em Vila Velha

Polícia Civil desarticula célula do Terceiro Comando Puro em...

Cachoeiro investe R$ 21,2 milhões na educação municipal para 2025, um marco histórico.

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim está promovendo um...

Prefeitura de Anchieta abre inscrições para o evento “Dia C – Cantos e Encantos”

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Gerência Municipal...

Prefeitura de Piúma inicia construção de creche no bairro Piuminas para 376 crianças

Prefeitura de Piúma anuncia construção de nova creche no...