Inscritos no Encceja Exterior Têm Prazo para Recursos de Atendimento Especializado
Os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2025, que estão residindo fora do Brasil, têm até esta sexta-feira, 11 de julho, para recorrer da reprovação de suas solicitações de atendimento especializado. A medida é pertinente para aqueles que apresentam necessidades específicas, como pessoas com deficiência, lactantes ou idosos. O processo de recurso deve ser realizado exclusivamente na Página do Participante do exame, onde os inscritos são instruídos a anexar novos documentos que comprovem suas condições para que o atendimento especializado seja reconsiderado.
Segundo o edital do exame, o resultado dos recursos será divulgado em 16 de julho. Aqueles que conseguirem a aceitação de sua documentação terão direito a um tempo adicional de 60 minutos para cada turno de aplicação do exame, o que pode ser crucial para seu desempenho nas provas. O Encceja Exterior, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores, é uma oportunidade gratuita e voluntária destinada a jovens e adultos que não conseguiram concluir seus estudos na idade adequada.
Os interessados no exame devem ter, no mínimo, 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio no dia da realização das provas. Para os participantes em Penas Privativas de Liberdade (Encceja Exterior PPL), os recursos devem ser solicitados por um responsável no Consulado-Geral do país onde o exame será realizado.
As provas para o Encceja Exterior 2025, que ocorrem em 28 de setembro em várias cidades do mundo, são compostas por quatro provas objetivas e uma redação, cada uma com 30 questões de múltipla escolha. Os resultados serão divulgados em 15 de dezembro e são utilizados pelas secretarias de Educação e institutos federais para a certificação de conclusão de ensino fundamental e médio.
As principais cidades que sediarão as provas incluem Frankfurt (Alemanha), Bruxelas (Bélgica), Nova York (Estados Unidos) e Lisboa (Portugal), além de outras representações em países como Japão, Espanha e Suíça.
Encceja Exterior: recurso para atendimento especializado vai até sexta
Fonte: Agencia Brasil.
Educação