26 de agosto de 2025
Governo ESGoverno do ES lança edital para modernizar a pecuária leiteira sustentável

Governo do ES lança edital para modernizar a pecuária leiteira sustentável

Governo do Estado Lança Edital para Implantação de Prenhezes Sexadas na Pecuária Leiteira

Espírito Santo, 25 de outubro de 2023 – A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag) anunciou, nesta quarta-feira, um novo edital destinado à seleção de pecuaristas para a implementação de prenhezes sexadas por meio da Produção In Vitro de Embriões (PIVE). Esta iniciativa integra o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite (LeitES), uma política pública que vigora até 2032 e está alinhada ao Plano de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG 4).

O edital visa promover o melhoramento genético do rebanho bovino leiteiro capixaba, aproveitando uma das tecnologias mais avançadas disponíveis na pecuária contemporânea. Essa estratégia é parte do compromisso do Governo do Estado com a modernização da produção agropecuária, promovendo a sustentabilidade no campo e aumentando a competitividade da cadeia do leite no Estado.

Avanços Tecnológicos no Campo

A biotecnologia da PIVE possibilita um ganho genético acelerado, potencializando a geração de bezerras leiteiras com elevado potencial produtivo. Com a promoção do uso dessa tecnologia, o edital representa um marco significativo para a pecuária leiteira capixaba, com um enfoque especial para pequenos e médios produtores. A iniciativa está alinhada ao eixo “Produção, Produtividade e Tecnologia no Campo” do LeitES e reflete a diretriz central do PEDEAG 4, que prioriza a "inovabilidade" — a integrada entre inovação, sustentabilidade e competitividade como norte para o futuro do setor agropecuário capixaba.

Critérios de Seleção e Sanidade Animal

Para participar do processo de seleção, os pecuaristas devem cumprir uma série de exigências técnicas e sanitárias, incluindo a adoção de boas práticas de manejo e controle sanitário do rebanho, além de contar com assistência técnica qualificada. Entre os pré-requisitos obrigatórios está a comprovação da vacinação contra brucelose. Tais condições visam assegurar que a inserção da tecnologia se dê em ambientes produtivos saudáveis, aumentando assim a probabilidade de sucesso nos procedimentos e mantendo o compromisso do programa com o bem-estar animal.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, enfatizou a importância da produção in vitro de embriões como um recurso fundamental para o melhoramento genético do rebanho, contemplando a ampliação do número de animais com elevado mérito genético. “Contamos com assistência técnica qualificada de várias instituições parceiras, como Incaper, Senar e Idaf, reforçando a nossa dedicação à produtividade e à sustentabilidade”, comentou.

Desenvolvimento e Sustentabilidade na Pecuária Leiteira

A construção do edital foi realizada com a colaboração do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Antonio Elias Souza da Silva, diretor técnico do Incaper, acrescentou que foram definidos critérios técnicos para classificar as propriedades, enfatizando a importância de um rebanho saudável e bem nutrido para a eficácia na aplicação da tecnologia.

O edital faz parte de um dos projetos estruturantes do LeitES, instituído em agosto de 2023, cujo foco é valorizar os produtores e ampliar o acesso à tecnologia, além de promover a sucessão rural e garantir a sustentabilidade econômica, social e ambiental da atividade leiteira. O PEDEAG 4 sustenta o LeitES, delineando diretrizes que buscam fortalecer as cadeias produtivas capixabas, priorizando inovação, complexidade econômica, agregação de valor e adaptação às mudanças climáticas — com a cadeia do leite destacando-se pela sua relevância territorial e seu impacto na agricultura familiar.

Inscrições Abertas

As inscrições para o edital terão início na próxima segunda-feira, 30 de outubro, e seguirão até 29 de junho de 2026, por meio de formulário eletrônico disponível no site da Seag (https://seag.es.gov.br). Os interessados deverão enviar a documentação obrigatória conforme previsto no edital, acessível em seag.es.gov.br/Programa_de_Desenvolvimento_Sustentavel_da_Cadeia_do_Leite_do_Espirito_Santo.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales / Giuliana Dias
(27) 3636-3700
comunica.seag@gmail.com

Fonte: Governo ES

Top 5

Confira Mais

Anchieta promove 1ª Conferência Municipal Intersetorial de Direitos Humanos

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Anchieta...

Homem é preso em Guarapari por abuso sexual contra enteada de 4 anos

Polícia Civil do Espírito Santo Autua Suspeito de Abuso...

Governo do ES e Prefeitura inauguram obra de adaptação climática em Vila Velha

Governador Renato Casagrande Inaugura Pavimentação da Avenida Transamazônica em...

Atendimento odontológico domiciliar é iniciado em Cachoeiro para pacientes com mobilidade reduzida

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, através da Secretaria...

Wirtz em Foco: Liverpool Garante Vitória, Mas Craque Continua em Baixa!

Liverpool vence o Newcastle! Em uma partida decisiva da Premier...

Prefeitura de Anchieta abre vagas para Topógrafo com inscrições em junho

A Prefeitura de Anchieta anuncia a abertura de uma...

180 países enviarão metas climáticas até a COP30, afirma especialista

Às vésperas da COP30 em Belém, cresce a expectativa...

Rota do Itabira oferece 7 km de opções de lazer e contato com a natureza em Cachoeiro.

Em Cachoeiro de Itapemirim, a nova Rota do Itabira...

Vereador pede anulação de PL sobre contratação de população em situação de rua

O vereador Davi Esmael (Republicanos) anunciou seu requerimento para...
- Advertisement -spot_img