Fiscalização Conjunta Apreende Produtos Irregulares e Vencidos em Supermercados da Serra
Na manhã de segunda-feira (05), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), em parceria com o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), realizou uma operação de fiscalização em dois supermercados localizados na Serra. O objetivo foi a retirada de produtos irregulares e vencidos que estavam sendo comercializados.
Durante a ação, foram apreendidos 287 kg de carnes vencidas expostas à venda, além de 323 produtos deteriorados, incluindo itens com sinais de mofo. Também foram encontrados 188 produtos que apresentavam quantidades inferiores às informadas nas embalagens.
De acordo com o titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), delegado Eduardo Passamani, a operação foi uma resposta a diversas denúncias recebidas. “Encontramos produtos com datas de validade vencidas, uma situação alarmante. Um dos supermercados apresentava um quadro crítico, com quase todos os produtos do açougue impróprios para o consumo”, destacou Passamani.
Ainda segundo o delegado, uma marca de pão verificada apresentava sinais claros de deterioração e mofo. “Essas constatações levaram à retirada dos produtos do mercado, que, apesar de não gerarem interdições imediatas, representam uma grave omissão por parte dos responsáveis pelos estabelecimentos”, complementou.
O Procon-ES atuou diretamente na retirada dos produtos com problemas de qualidade, enquanto a Polícia Civil recolheu amostras para a realização de uma análise técnica. Caso as irregularidades sejam confirmadas, um procedimento criminal será instaurado contra os responsáveis.
O Ipem-ES identificou que sete produtos de marcas conhecidas estavam com peso abaixo do indicado nas embalagens, o que pode indicar uma concentração de fraudes a nível nacional. O agente fiscal do Ipem-ES, Luiz Filipe Langoni, alertou sobre a importância de o consumidor registrar denúncias em caso de suspeita de irregularidades.
Após a fiscalização, um auto de infração foi lavrado e os produtos inadequados para consumo foram lacrados e destinados ao descarte apropriado. O diretor de fiscalização do Procon-ES, Fabrício Pancotto, enfatizou a preocupação com a saúde da população e a necessidade de garantir que os consumidores sejam respeitados em suas aquisições.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com
Polícia Civil do ES fiscaliza supermercados e apreende 287 kg de carnes e produtos vencidos, garantindo proteção ao consumidor.
Fonte: Polícia Civil-ES.