21 de outubro de 2025
EducaçãoMEC inicia inscrições para financiar cursinhos populares gratuitos

MEC inicia inscrições para financiar cursinhos populares gratuitos

MEC e Fiocruz lançam Rede Nacional de Cursinhos Populares para apoiar estudantes no Enem

A partir de terça-feira, 22 de abril, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), abrirá as inscrições para a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP). A iniciativa tem como objetivo selecionar 130 propostas de cursinhos populares gratuitos que prepararão estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares que possibilitam o acesso às instituições de ensino superior. O edital já está disponível no site da Fiocruz, e as inscrições poderão ser feitas no portal Prosas até o dia 6 de maio, com a divulgação da lista de todos os inscritos programada para 7 de maio no portal do MEC.

A CPOP busca garantir suporte técnico e financeiro a estudantes da rede pública, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, como negros, indígenas e pessoas com deficiência. Para a seleção, terão prioridade os cursinhos que não recebem apoio financeiro direto ou indireto. As propostas submetidas devem alinhar-se às Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e ao conteúdo programático do Enem, oferecendo uma carga horária mínima de 20 horas semanais. Além disso, devem incluir atividades complementares voltadas à promoção da saúde e à formação antirracista, anticapacitista e de cidadania.

Segundo o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Hugo Silva, os cursinhos populares constituem "trincheiras de resistência e de luta pela democratização do acesso ao ensino superior". Em um cenário de desigualdade marcante, esses espaços, aliados às políticas de cotas, se tornam fundamentais na construção de estratégias de inclusão na educação superior para jovens das periferias. Silva destaca a urgência da continuidade desses cursinhos e a importância de que se inscrevam no edital da Rede Nacional de Cursinhos Populares para garantir apoio didático, financeiro e de capacitação para os educadores.

O investimento inicial para o ciclo de 2024-2025 será de R$ 24,8 milhões, permitindo que até 5.200 estudantes sejam beneficiados já no primeiro ano. Até 2027, a previsão é que o valor total chegue a R$ 99 milhões, permitindo a participação de aproximadamente 324 cursinhos populares.

Os principais objetivos da Rede Nacional de Cursinhos Populares são fortalecer a atuação de cursinhos pré-vestibulares comunitários, elaborar orientações para o Enem, ampliar o acesso ao ensino superior para grupos marginalizados e contribuir para a ocupação de vagas em instituições federais. Este esforço busca também estimular o interesse dos jovens brasileiros pelo Enem, um exame cuja importância voltou a crescer em 2023.

Colaborou a repórter Daniella Almeida

MEC abre inscrições para apoio e financiamento de cursinhos populares

Fonte: Agencia Brasil.

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Participação dos alunos no SAEB é vital para a educação em Anchieta

Alunos do 5º e 9º ano das escolas municipais...

Polícia Civil e Guarda Municipal apreendem bicicletas elétricas furtadas em Vila Velha

Polícia Civil do ES Apreende Bicicletas Elétricas Avaliadas em...

Vitória vence Santos e acirra disputa contra rebaixamento

Vitória vence Santos e acirra disputa contra o rebaixamento...

Atletas capixabas levam orgulho do ES ao Campeonato Brasileiro de Taekwondo

Representantes do Espírito Santo no Campeonato Brasileiro de Taekwondo Seis...

Anchieta abre 80 vagas de emprego em supermercado; confira as oportunidades!

A cidade de Anchieta abre novas oportunidades de trabalho...

Juventus avalia trocar Igor Tudor por Raffaele Palladino em busca de renovo!

Igor Tudor Sob Pressão na Juventus A situação de Igor...

Milan mira Mateo Kovacic do Manchester City: Investida para a próxima temporada!

Milan prepara proposta por Kovacic para a próxima temporada O...

Polícia Civil prende homem e apreende arma em Irupi durante operação na zona rural

Polícia Civil do ES Prende Homem e Apreende Armas...

Luis Enrique defende Chevalier e compara pressão a Donnarumma no PSG!

Luis Enrique rebate críticas a Chevalier O Paris Saint-Germain (PSG)...