Governo ESEvento celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil

Evento celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil


Na próxima quarta-feira (21) comemora-se o “Dia Nacional do Imigrante Italiano” em referência à chegada em 1874 da Expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, evento que inaugura a imigração em massa de italianos para o Brasil. Ao todo, foram 388 camponeses – trentinos e vênetos – que embarcaram no navio à vela “La Sofia” e chegaram à capital Vitória em busca de oportunidades, trabalhos e vivências. Para celebrar a data acontece, neste sábado (17), uma ampla programação com atividades culturais que envolvem músicas, danças, religiosidade e comidas típicas.

O evento é uma realização da Associação Federativa Italiana do Espírito Santo (Comunità) e do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), com a colaboração de diferentes entidades. 

Confira abaixo a programação:

 

A imigração Italiana no Espírito Santo 

Em 17 de fevereiro de 1874, chegava ao porto de Vitória o navio “La Sofia”, conduzindo 388 imigrantes italianos. Eles foram contratados por Pietro Tabacchi, que possuía a fazenda “Monte das Palmas”, em Santa Cruz. O empreendimento, porém, não prosperou, provocando descontentamentos e revoltas. Um grupo seguiu para colônias oficiais da Região Sul enquanto outros aceitaram a proposta do Governo do Espírito Santo para se instalarem na “Colônia Imperial de Santa Leopoldina”, sendo direcionados ao Núcleo de Timbuhy, no atual município de Santa Teresa.

No acervo do APEES, existem centenas de documentos que testemunham esse importante fato histórico. Dentre eles, está um ofício que mostra a existência de imigrantes na localidade em outubro de 1874. Trata-se de um pedido de ressarcimento feito pelo colono Francesco Merlo, encaminhado no dia 28 de outubro de 1874 ao Presidente da Província. Francesco solicita do governo a restituição dos gastos que teve com a passagem da Itália à Colônia de Nova Trento, no valor de 122 Fiorins, pelo fato de não ter sido reembolsado pelo contratante. Com base neste documento foi publicada a Lei nº 13.617, que reconhece oficialmente a cidade de Santa Teresa como a pioneira da imigração italiana no Brasil.

A primeira expedição de italianos para o Espírito Santo foi batizada com o sobrenome do seu idealizador. De acordo com o sociólogo Renzo M. Grosselli, no livro “Colônias Imperiais na Terra do Café”, da Coleção Canaã do APEES, Tabacchi era um italiano oriundo de Trento que já se encontrava na província desde o início da década de 1850. Ao observar o interesse do país pela mão de obra europeia, ele decidiu oferecer terras para os imigrantes em troca do direito de derrubar 3,5 mil jacarandás para exportação.

Após um longo período de negociação, o Ministério da Agricultura autorizou o contrato com Tabacchi, que por sua vez enviou emissários ao Trentino (Tirol Italiano), à época sob o domínio austríaco, para capitanear famílias. Assim, no dia 3 de janeiro, às 15 horas, partia do porto de Gênova a embarcação “La Sofia”. Em 01 de março, começou a viagem até o porto de Santa Cruz, em direção à propriedade de Tabacchi. Foi a primeira expedição em massa de camponeses da Itália para o Espírito Santo e daria início à epopeia emigratória dos italianos. Porém, os colonos logo perceberam que foram enganados por falsas promessas. Não existiam as terras preparadas e a situação nos alojamentos era caótica.

A Expedição Tabacchi inaugura um movimento migratório. Desta vez, o foco dos agenciadores se concentra na península itálica, especialmente nas regiões norte-nordeste, de onde partiram aos milhares para diversos países do mundo e, em um número considerável, para o Brasil. A Itália recém-unificada era um país desconexo, com altas taxas demográficas e uma grande massa de desempregados. Sem alternativas, muitos viajaram para realizar o “sonho da América”. Em 1875 as partidas dos transatlânticos de Gênova e de outros portos da Europa se tornaram rotinas.

 

Informações à Imprensa:
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Jória Motta Scolforo
3636-6117/99633-3558
comunicacao@ape.es.gov.br 

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Chuva afeta eleição; Paraná em alerta vermelho por tempestades

Alerta Geral: Chuva e Tempestades Atraem Atenção na Eleição...

Encontro em Cachoeiro valoriza experiências e trajetórias das pessoas idosas

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Cachoeiro oferece transporte coletivo gratuito durante as Eleições de 2026

Os eleitores de Cachoeiro de Itapemirim contarão com transporte...

Ministro do TSE reforça voto como direito essencial no Brasil

Na véspera do primeiro turno das eleições brasileiras, o...

Cachoeiro avança com pavimentação em trechos de estradas rurais e turismo local

Dois trechos de estradas em Cachoeiro de Itapemirim, que...

São Paulo empata com Corinthians e conquista título inédito

São Paulo FC Conquista Título Inédito no Campeonato Brasileiro...

Ruy Castro apresenta “Eu Gosto de Música” na Rádio MEC

A Rádio MEC apresenta neste domingo (4) às 21h,...

Cachoeiro celebra o Dia da Pessoa Idosa com encontro e atividades culturais

Cachoeiro de Itapemirim celebrou o Dia Nacional da Pessoa...