6 de julho de 2025
Governo ESIncaper promove capacitação de alunos de curso técnico em Agropecuária de Conceição...

Incaper promove capacitação de alunos de curso técnico em Agropecuária de Conceição do Castelo


No mês de dezembro, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) organizou diferentes atividades para capacitação de alunos do curso técnico em Agropecuária da Escola Estadual Professora Aldy Soares Merçon Vargas, localizada no município de Conceição do Castelo.

A programação contou com dias intensos, com várias ações e, entre elas, um dia de campo sobre a cultura do morango em sistema semi-hidropônico. As atividades foram divididas em três momentos, ou chamadas estações: na primeira delas, a pesquisadora do Incaper Andréa Costa abordou sobre o manejo cultural em sistema semi-hidropônico; a segunda tratou do tema do manejo integrado de doenças e foi ministrada pelo pesquisador do Incaper, Hélcio Costa. Por fim, a terceira estação foi relacionada ao manejo integrado de pragas e foi explanada pela professora do curso Josimar de Souza Andrade.

Ao final das estações, foram entregues aos alunos livros, documentos e publicações do Incaper. Em seguida, eles participaram do curso “Produção de mudas de morango”, em que puderam conhecer como se faz o manejo cultural e fitossanitário da cultura.

No dia seguinte, os alunos participaram do curso “Processamento de frutas para comercialização”. Na programação, também foram debatidas as boas práticas no processamento para a comercialização da fruta, o processamento para compotas e doce cremoso de goiaba. Também foi falado sobre o processamento mínimo, da polpa e geleia de morangos. A ação aconteceu no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Incaper (CPDI), em Domingos Martins.

“Essas atividades são importantes, pois visam treinar os alunos para o mercado de trabalho, tendo em vista que a região serrana é produtora de morango e muitos agricultores já estão trabalhando com o sistema semi-hidropônico”, frisou Andréa Costa.

“As atividades práticas contribuem para sedimentar o conhecimento teórico obtido em sala de aula. Além da prática, os alunos também receberam livros e outras publicações do Incaper, que, certamente, irão ajudar no dia a dia dos futuros técnicos. Estas publicações orientam de maneira simples o manejo cultural do morango e de outras culturas”, completou a professora Josimar Andrade.

Texto: Tatiana Toniato Caus 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
(Felipe Ribeiro/Tatiana Caus)
(27) 3636-9865 /(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br 

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Top 5

Confira Mais

Cesan apresenta tecnologia de dessalinização na Feira dos Municípios 2025

Cesan Apresenta Iniciativas Inovadoras na Feira dos Municípios 2025 A...

PSG é o grande favorito ao Mundial de Clubes, mas Flu quer surpreender!

PSG É O FAVORITO A VENCER O MUNDIAL DE...

Polícia Civil apreende arma irregular durante operação em São Mateus

Polícia Civil do ES Cumpre Mandado de Busca e...

5G completa três anos no Brasil com metas totalmente cumpridas

A tecnologia 5G completa três anos no Brasil, com...

Polícia Civil prende homem por tráfico de drogas em Cachoeiro de Itapemirim

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Homem por Tráfico...

Iema e Governo do ES promovem evento para preservar a Uruçu Capixaba

Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Participa...

Polícia Civil prende homem que planejava matar ex-companheira em Muniz Freire

Polícia Civil de Muniz Freire Cumpre Mandado de Prisão...

Rússia avança em criação de sistema de pagamento alternativo ao dólar

Rússia Planeja Criar Sistema de Pagamento Alternativo ao Dólar...

Tchouaméni Revela Surpreendente Diferença Entre Ancelotti e Xabi Alonso no Real Madrid

Mudanças com Xabi Alonso O Real Madrid vive um momento...
- Advertisement -spot_img