Governo ESArtistas capixabas selecionados para o CowParade Vitória-Vila Velha são anunciados

Artistas capixabas selecionados para o CowParade Vitória-Vila Velha são anunciados


Artistas e coletivos capixabas foram selecionados para participar da 14ª edição CowParade, maior evento global de arte de rua no Brasil, que acontece em Vitória e Vila Velha. Foram anunciados 55 nomes, escolhidos por uma comissão julgadora formada por especialistas em arte e folclore capixaba, que avaliou 396 projetos.

Starley Bonfim, integrante do coletivo FG Crew e um dos criadores do Festival de Graffiti do Espírito Santo (Origraffes), foi convidado para pintar a primeira escultura de vaca. Ele realizou o trabalho ao vivo, durante o evento que marcou a abertura das inscrições, em julho.

Entre os artistas que vão assinar as esculturas, estão Heidi Liebermann, Ale Gabeira, Kleber Galvêas, Júlio Tigre, Handerson Chic, Ivan Coelho e Ângela Gomes.

Dos 55 selecionados, 26 são artistas residentes em Vitória e 12 em Vila Velha, mas também há artistas da Serra, de Cariacica, Guarapari e Venda Nova do Imigrante.

O comissão julgadora foi composta por Lincoln Guimarães Dias, artista visual e professor do Departamento de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Flávia Dalla Bernardina, mestre em artes visuais; Lara Brotas, diretora de projetos da Matias Brotas Arte Contemporânea; Rita Rocio Tristão, arquiteta e diretora da Casacor-ES; e Osvaldo Garcia, carnavalesco.

“Fiquei muito surpresa com a diversidade de obras que vão representar não só a nossa cultura local, mas também a peculiaridade de cada artista”, ressalta Flávia Dalla Bernardina. De acordo com Lara Brotas, entre mais de 180 artistas, a seleção contemplou um conjunto muito representativo. “Tenho certeza de que essa exposição vai aproximar o grande público da arte produzida no Espírito Santo”, acrescenta.

Para Lincoln Dias, é muito gratificante ver entre os nomes selecionados vários de seus alunos e ex-alunos da Ufes. “Isso demonstra que o curso de Artes da universidade está cumprindo bem o seu papel”, comenta.

A exposição também contará com a participação de quatro escolas da Grande Vitória, que vão pintar suas esculturas de vaca. Ao final da mostra, será promovido um leilão beneficente de todas as obras, em prol de três instituições sociais do Espírito Santo: Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci), Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) e Fundação Beneficente Praia do Canto (FBPC).

Com realização da Toptrends, a CowParade Vitória-Vila Velha conta com patrocínio da Shell, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), além das prefeituras de Vitória e de Vila Velha.

Conheça os artistas selecionados:

Ale Gabeira

Amanda Sousa dos Santos

Ana de Sena

Ana Vitorino

André Felix

Ângela Maria Vasconcelos Gomes

Bianca Romano

Camila Maria Grijó de Almeida

Climacio Pinguim

Daniela Aguilar

Denilson Coelho Coutinho

Elsimar Rosindo Torres

Emanuelle Monteiro

Emilio Aceti

Evaldo Barbosa Campostrivi

Fabrício Madeira Martins

Fernando Nicolau

Fred Farias

Geanna de Abreu Rocha

Glaucio Buhr

Handerson Pereira da Silva

Heidi Liebermann

Hiago Silva

Iran de Oliveira Soares

Isabela Castello

Ivan Coelho

Jean R.

João Gabriel Meneguelli Da Ros

Juliana Lisboa

Juliano Ferreira Pinto

Julio Tigre

Kleber Galveas

Maria Beatriz Fonseca de Miranda

Marta Monteiro

Marzótenes Botelho Coelho (Zota)

Monica Debbané

Moska – Anderson Bernardino Fabris

Negana

Nicogdt – Nicholas M Duarte Do Nascimento

Paula Sassi Zucchi

Rafael Teixeira Carvalho

Raí Bolzan

Renata Nunes

Renato Ren

Rodrigo Estevan Ramos

Rogério Campos

Taíza Belesa Ammar

Tatiane de Souza Goularte

Thadeu dos Anjos

Thaís Cordeiro

Thatianne Piantavinha Bonomo

Vanessa Mageski

Walliston Zaki

Wesley Barcelos Lopes

Yv Liebermann

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Candidaturas do PSB e PDT na coligação de Ferraço para as eleições 2026

As eleições se aproximam e as estratégias dos partidos...

CRAS em Movimento: serviços e saúde para moradores de Coutinho em Cachoeiro

Na última sexta-feira (21), o CRAS Itaoca Pedra promoveu...

Marataízes registra 105 casos de varicela desde julho; 84 curados

Marataízes registra 105 casos de varicela em boletim epidemiológico MARATAÍZES...

Banco do Brasil aprimora app com IA e personalização para clientes

Banco do Brasil Lança Novo App com Recursos de...

Marataízes comemora destaque no Dia D de Multivacinação em agosto

Marataízes alcança destaque na vacinação de crianças e adolescentes A...

Cachoeiro aplica 2.908 doses de vacinas e se destaca na campanha de multivacinação

Cachoeiro de Itapemirim obteve um expressivo resultado no Dia...

Frio cede no Sul e seca severa afeta centro do Brasil

Previsões Climáticas Apontam Mudanças de Temperatura e Umidade em...

COP17 na reta final: negociações focam em financiamento urgente

17ª Conferência das Nações Unidas de Combate à Desertificação...

Botafogo busca reforços decisivos para elevar o nível da equipe no mercado da bola

O Botafogo está em processo de reestruturação de seu...