Governo ESHospital Roberto Silvares realiza captação de órgãos no fim de semana

Hospital Roberto Silvares realiza captação de órgãos no fim de semana


O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, realizou, nos dias 03 e 04 de junho, múltiplas captações de órgãos que beneficiaram pacientes receptores no Espírito Santo, Minas Gerais e Pernambuco.

Na primeira captação, que ocorreu no último sábado (03), dois rins foram captados e encaminhados para Pernambuco. Já o fígado do doador, beneficiou pacientes que aguardavam pelo transplante no Espírito Santo.

No domingo (04), foi realizada a captação de um coração. O órgão foi transportado por uma equipe da FAB para um paciente em Minas Gerais. Dois rins, o fígado e uma córnea ficaram no Espírito Santo e atenderam pacientes capixabas que aguardavam na fila.

Para a realização dos transportes dos órgãos para os receptores, foi mobilizada uma força-tarefa, que contou com a participação o helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar do Espírito Santo (Notaer-ES) e um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), Maria Machado, ressaltou a importância de a família estar ciente do desejo do ente em ser doador de órgãos e atender à solicitação, e parabenizou o trabalho em equipe dos profissionais envolvidos na ação.

“O ‘sim’ dessas famílias renovou as expectativas de vidas dos receptores que aguardavam por um transplante no Espírito Santo, Minas Gerais e Pernambuco.  Esse resultado também demonstra a importância do trabalho conjunto entre a equipe médica, de Enfermagem do HRAS, enfermeiros plantonistas da Central Estadual, Central Nacional, o transporte aéreo realizado pelo Notaer-ES, Infraero e, por via terrestre, pela Central Estadual de Transplantes.  Todos esses profissionais não mediram esforços para realizar o último desejo dos doadores e das famílias que, diante de tanta dor, tiveram o ato de amor e disseram sim para a doação de órgãos”, disse Maria Machado.

Para o diretor geral do HRAS, Eduardo Ribeiro Morais, a doação de órgãos é um gesto de solidariedade e amor ao próximo. Ele destacou que nos últimos 07 meses, a equipe de atendimento, juntamente com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplantes do HRAS (CIHDOTT), foi evidenciada em atos de doação.

“Doar são conexões que salvam vidas mesmo não sabendo quem são, e que dão a muitos a oportunidade de respirar, de enxergar, de viver a vida com qualidade em sua plenitude. Nossa instituição tem fortalecido as atividades envolvendo esse ato de cidadania e os resultados estão sendo atingidos por vias da excelência no atendimento de todos os envolvidos neste processo”, afirmou.

O diretor lembrou ainda que é importante disseminar a cultura sobre doação de órgãos e desconstruir a ideia sobre morte. “Afinal, da vida nada levamos, exceto o que somos! Manifestar o desejo em ser doador de órgãos é uma atitude nobre, e é ver a vida tendo continuidade na existência do outro. Nós, do (hospital) Roberto Silvares, não temos palavras para agradecer às famílias doadoras e aos profissionais envolvidos nesse processo de continuidade de vida”, frisou.

Transplantes no ES

Segundo dados fornecidos pela a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), até esta segunda-feira (05), foram registrados 2.128 pacientes aguardando por um órgão no Estado, sendo 1.214 para rim, 899 para córnea, 13 para fígado e duas pessoas à espera de um coração.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida
asscom@saude.es.gov.br

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Casa de Cultura Roberto Carlos reabre em Cachoeiro com melhorias no espaço.

A Casa de Cultura Roberto Carlos, um dos principais...

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Atropelamento que Resultou em Morte

Polícia Civil do ES Cumpre Mandado de Prisão por...

Capacitação de Agentes de Combate às Endemias fortalece ações em Cachoeiro de Itapemirim

Na noite de terça-feira (23), Cachoeiro de Itapemirim deu...

Resultados da Copa: Equador e Costa do Marfim avançam para o mata-mata

Copa do Mundo: Equador e Costa do Marfim Garantem...

Polícia Civil e Militar de Afonso Cláudio prendem dois por tráfico ao lado de escola

Polícia Civil e PM realizam operação contra tráfico de...

Cachoeiro realiza Plantão Tira-Dúvidas sobre Programa Gênesis para empreendedores

Empreendedores, estudantes, pesquisadores e inovadores de Cachoeiro de Itapemirim...

Aprendizagem: de ações emergenciais a políticas educacionais consolidadas

Recomposição das Aprendizagens: Estudo Revela Avanços e Desafios na...

Brasil enviará missão humanitária à Venezuela após terremotos devastadores

Brasil Envia Missão Humanitária à Venezuela Após Terremotos Devastadores O...

Pacto assegura trabalho digno em eventos de grande porte no Brasil

Governo Federal e Parceiros Assinam Pacto pelo Trabalho Decente...