24 de dezembro de 2025
Governo ESEstado inicia distribuição de doses de vacina bivalente para enfrentamento à Covid-19

Estado inicia distribuição de doses de vacina bivalente para enfrentamento à Covid-19


O Governo do Espírito Santo iniciou nesta sexta-feira (17) a distribuição de 129.600 doses de vacinas bivalentes da Pfizer para aplicação de reforço na nova fase da campanha de vacinação contra a Covid-19. As doses chegaram ainda na manhã desta sexta-feira, na Secretaria da Saúde (Sesa), e já seguiram para distribuição aos municípios da Região Metropolitana de Saúde e às regionais de saúde Sul, Norte e Central.

O Estado iniciará oficialmente a aplicação das doses bivalentes no próximo dia 27 de fevereiro, concomitantemente ao início da campanha nacional com o Ministério da Saúde. Essas doses são destinadas ao reforço de grupos prioritários previamente definidos pelo órgão federal e que já têm o esquema prioritário completo (D1+D2), independentemente do número de doses de reforço de vacinas monovalentes recebidas. A dose bivalente deverá ser administrada com o intervalo de quatro meses após a última dose recebida.

Para este primeiro momento, os grupos escolhidos são formados por pessoas de 70 anos e mais; pessoas vivendo em instituição de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade; indígenas (a partir de 12 anos); ribeirinhos (a partir de 12 anos); e quilombolas (a partir de 12 anos).

Em Nota Técnica de Nº Nº05/2023 – do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (PEI), a Sesa informa que há, entretanto, a orientação ao início da aplicação por parte dos municípios, tão logo receberem as novas doses, no grupo de pessoas vivendo em instituição de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores.

Clique aqui para acessar a Nota Técnica Nº Nº05/2023 / PEI.

Mais de 320 mil capixabas poderão receber vacina bivalente durante a primeira fase de aplicação

A expectativa da Secretaria da Saúde é que 320.891 capixabas pertencentes aos grupos prioritários da primeira fase da campanha para vacinação com doses bivalentes contra a Covid-19 possam ser imunizados. A previsão, segundo informações do Ministério da Saúde, é que o Estado receba cerca de 350 mil doses bivalentes para contemplar esta fase.

Seguem estimativa populacional dos grupos da primeira fase:

– 70 anos e mais: 268.839 pessoas

– Vivendo em instituição de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores: 9.873 pessoas

– Imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade: 23.582 pessoas

– Indígenas (a partir de 12 anos): 10.966 pessoas

– Ribeirinhos (a partir de 12 anos): 249 pessoas

– Quilombolas (a partir de 12 anos): 7.382 pessoas


Calendário previsto para demais grupos

Seguindo o calendário definido pelo Ministério da Saúde, a previsão é que os demais grupos classificados como prioritários e que receberão a dose bivalente como reforço acontecerá nas seguintes datas:

Grupo 2 – Pessoas de 60 a 69 anos: 06 de março de 2023;

Grupo 3 – Gestantes e puérperas: 20 de março de 2023;

Grupo 4 – Trabalhadores da saúde: 17 de abril de 2023;

Grupo 5 – Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade (a partir de 12 anos de idade); adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); e funcionários do sistema de privação de liberdade: 17 de abril de 2023.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil conclui inquérito de tentativa de homicídio em Ibitirama; suspeito foragido

Polícia Civil do Espírito Santo conclui inquérito sobre tentativa...

Juventus e Milan desistem de troca entre os jovens talentos Ricci e Gatti

Rivais Históricos Podem Trocar Ricci por Gatti Juventus e Milan...

Lula destaca vitórias do Brasil em balanço anual de governo

Em pronunciamento em rede nacional, o presidente Luiz Inácio...

Polícia Civil do ES desarticula grupo criminal e prende cinco em operação em Barra

Polícia Civil do Espírito Santo Combate Homicídios e Tráfico...

Endrick troca o Real Madrid pelo Lyon em busca de oportunidades e Seleção!

Endrick é anunciado pelo Lyon após período no Real...

Flamengo é líder e Corinthians avança para a segunda posição no RNC

Flamengo é Campeão do Ranking Nacional dos Clubes pela...

Embaixador do Brasil na ONU critica ação dos EUA contra a Venezuela

Embaixador do Brasil na ONU Critica Ação Militar dos...

Governo do ES entrega mudas de cacau e equipamentos agrícolas em Afonso Cláudio

Secretaria da Agricultura Entrega Mudas de Cacau e Equipamentos...

Alegre Inaugura Núcleo de Atendimento à Mulher com Espaço Acolhedor e Humanizado

Inauguração da Sala Marias e Núcleo Especializado de Atendimento...