25 de agosto de 2025
Governo ESEditais da Secult ganham recursos de acessibilidade

Editais da Secult ganham recursos de acessibilidade


A Secretaria da Cultura (Secult) adaptou o conteúdo dos Editais da Cultura para deixá-los mais inclusivos e acessíveis a todos os públicos. Além de possibilitar a inclusão de pessoas com deficiência, a mudança nos textos e no design dos Editais atende às reivindicações de diversos setores culturais e artísticos para a participação de um número maior de interessados. Com esta ação, o Espírito Santo é o segundo estado do País a utilizar esse recurso de acessibilidade na comunicação em editais de fomento à cultura, depois do Estado do Ceará.

Todo esse trabalho foi acompanhado por consultores com deficiência para validar as escolhas e fazer testes com os materiais. Entre as adaptações estão a escolha de layout (projeto gráfico) e a produção do material em meio digital. Nesse caso, o objetivo é possibilitar a boa leitura e permitir que o edital seja acessado com leitor de tela em qualquer dispositivo digital/software, por pessoas com deficiência visual.

Também houve um aumento no tamanho de fonte, além da organização do conteúdo de modo a facilitar a navegação pelo documento, e a escolha de cores e contraste adequados para possibilitar uma boa leitura por pessoas daltônicas. A simplificação dos textos dos editais manteve os procedimentos de inscrição e seleção, visando à transparência, acesso democrático, isonomia, impessoalidade e à igualdade de condições na avaliação e seleção.

Os consultores participaram da oficina de estruturação textual, uma capacitação que durou 20 horas, realizada por quase dois meses, incluindo aulas e exercícios. O trabalho de recursos em acessibilidade foi feito graças à pesquisa e a um esforço coletivo entre a Secult, o Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges), da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), além do apoio de especialistas em acessibilidade textual e de design.

Para a escrita dos documentos, foram utilizadas como método as abordagens da Linguagem Simples e da Acessibilidade Textual e Terminológica (ATT) —, metodologias de comunicação para a produção de mensagens escritas em formato acessível.

Equipe

A oficina de estruturação textual foi ministrada pelas pesquisadoras da área de Linguística, as professoras Aline Evers, associada à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e Maria José Bocorny Finatto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para a etapa de Design Acessível, se juntaram à equipe os servidores da Secult, o designer gráfico Werllen Castro, responsável pelo projeto gráfico e a diagramação do modelo, além do designer Paulo Prot, durante a fase de pesquisa.

Atuaram também três pesquisadores na área de Acessibilidade na Comunicação: Eduardo Cardoso, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Felipe Vieira Monteiro, especialista nas temáticas voltadas às pessoas com deficiência visual, acessibilidade e audiodescrição; e o pesquisador Thiovane da Rosa Pereira, especialista em acessibilidade cromática.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac/Juliana Nobre
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Top 5

Confira Mais

Cachoeiro alerta sobre segurança no uso de pagamento por aproximação com cartões.

O pagamento por aproximação, que ganhou popularidade durante a...

Prefeitura de Piúma lança novo sistema para emissão de Nota Fiscal online

Prefeitura de Piúma implementa novo sistema para emissão de...

Polícia Civil do ES conclui inquérito sobre venda ilegal de armas via app

Polícia Civil do Espírito Santo Conclui Inquérito sobre Comércio...

SINE de Anchieta oferece 46 vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira

O SINE de Anchieta está oferecendo 46 vagas de...

Andreas Pereira: da Europa ao Palmeiras, recordando sua trajetória no futebol global

Andreas Pereira tem negociação avançada com o Palmeiras Nos últimos...

Marataízes lança programa Contrata+Brasil para fortalecer empreendedores locais

Marataízes Adere ao Contrata+Brasil: Uma Nova Oportunidade para Microempreendedores Marataízes,...

Marataízes apoia a agricultura familiar com entrega de caminhão novo

Novo Veículo Fortalece Agricultura Familiar em Marataízes Marataízes, Espírito Santo...

Polícia Civil e Militar localizam adolescente desaparecida em Baixo Guandu

Polícia Civil do ES localiza adolescente desaparecida após ação...
- Advertisement -spot_img