Governo ESCerco Inteligente ultrapassa marca de 150 veículos apreendidos

Cerco Inteligente ultrapassa marca de 150 veículos apreendidos


O Cerco Inteligente do Estado, criado para coibir crimes patrimoniais, ambientais e fiscais, além de auxiliar na investigação de outros delitos e na fiscalização de trânsito, ultrapassou a marca de 150 veículos apreendidos em cerca de três meses de operação. O número demonstra a eficácia do sistema, que ainda está em fase de expansão. Atualmente, 595 câmeras integram o Cerco Inteligente e, ao fim da implantação, serão 700.

A marca de 150 veículos apreendidos foi alcançada neste fim de semana, com ocorrências de relevância. No último sábado (17), a integração do Cerco Inteligente com outra tecnologia, a computação embarcada, resultou na recuperação de um veículo com restrição de furto/roubo, apreensão de entorpecentes e condução de duas pessoas para a delegacia.

O Ciodes acionou, via smartphone do sistema de computação embarcada, uma equipe da Polícia Militar que estava em patrulhamento de rotina no bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica, porque um veículo com restrição de furto/roubo tinha passado pelas câmeras do Cerco Inteligente e estava circulando naquela região.  A equipe iniciou buscas e, na entrada do bairro Nova Rosa da Penha, os militares deram de frente com o veículo, dando voz de parada.

O motorista de 26 anos e uma mulher de 18 anos que estavam no carona foram detidos. No porta-luvas do carro, os policiais encontraram uma sacola contendo 127 pinos de cocaína. O carro foi guinchado e os suspeitos encaminhados para a Delegacia Regional de Cariacica. O homem foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e conduzido ao Centro de Triagem de Viana (CTV). A mulher foi liberada, depois de prestar esclarecimentos. O entorpecente foi apreendido e será incinerado.

O dono do carro, que mora em Baixo Guandu, havia registrado um Boletim na Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), no dia 19 de novembro, relatando que o carro dele tinha sido levado por um familiar, sem a permissão. Foi inserida a restrição de furto/roubo e a placa do carro, sinalizada no sistema. Desta forma, quando o veículo passou por uma das câmeras do Cerco, foi imediatamente identificado, o que permitiu sua recuperação.

“Entre identificar o veículo, realizar o monitoramento do trajeto dele, acionar a equipe e efetivar a prisão, foi cerca de uma hora. A tecnologia tem sido uma aliada importante da Segurança Pública do Espírito Santo, pois, utilizando as ferramentas certas, damos celeridade nas respostas para a sociedade. Esclarecemos crimes com mais rapidez e aplicamos nosso efetivo de maneira mais eficaz”, detalhou o subsecretário de Estado da Integração Institucional, coronel Souza Reis, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

Formação para Gestores Escolares Temas de Segurança e Gestão de Conflitos em Cachoeiro

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de...

Polícia Civil e EDP flagram furto de energia em distribuidora de bebidas em Vila Velha

Polícia Civil e EDP flagram furto de energia em...

Barcelona acelera negociações e Deco parte para Londres em busca de João Pedro!

Barcelona avança para garantir João Pedro do Chelsea O Barcelona...

TCES sugere rejeição das contas de ex-prefeito de Conceição da Barra devido a irregularidades financeiras

Os conselheiros da Primeira Câmara do Tribunal de Contas...

Prefeitura de Cachoeiro avança com recapeamento em bairro e prevê nova rodovia

A visita técnica realizada nesta sexta-feira (15) trouxe o...

Obesidade supera hipertensão como risco à saúde no Brasil

Obesidade Supera Hipertensão como Principal Risco à Saúde no...

SINE Marataízes oferece mais de 300 vagas em novo supermercado

Marataízes Recebe Nova Filial do Atacarejo Sempre Tem com...

SINE de Anchieta oferece 23 novas oportunidades de emprego; confira detalhes!

O SINE de Anchieta está oferecendo 23 vagas de...

Guarda-vidas de Piúma recebem capacitação da Marinha para segurança aquática

Guarda-vidas de Piúma Participam de Capacitação da Marinha do...