28 de outubro de 2025
CulturaUnesco certifica Bumba Meu Boi e Lençóis Maranhenses

Unesco certifica Bumba Meu Boi e Lençóis Maranhenses

O estado do Maranhão foi palco para um momento histórico nesta semana. A Unesco certificou o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e os Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade. Este reconhecimento não só valoriza as ricas tradições e belezas naturais do estado, mas também impulsiona uma maior responsabilidade em sua conservação.

Durante a cerimônia, que ocorreu no Parque das Dunas em Barreirinhas nesta sexta-feira, o governador Carlos Brandão destacou a importância do título para o turismo e a conservação ambiental. Segundo ele, o reconhecimento aumenta a responsabilidade de todos pela manutenção e cuidado do local. Brandão mencionou ainda investimentos significativos para melhorias infraestruturais na região, incluindo a implementação de sistemas de água e saneamento básico.

A Unesco entregou o certificado do Bumba Meu Boi na quinta-feira, em evento que contou com a presença do secretário de Cultura, Yuri Arruda. Arruda ressaltou que o título é um reconhecimento da rica tapeçaria cultural que o Bumba Meu Boi representa, simbolizando a resistência, fé, e identidade do povo maranhense.

O Bumba Meu Boi foi oficialmente reconhecido pela Unesco em dezembro de 2019, enquanto que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu sua certificação em julho do ano passado, numa sessão realizada em Nova Deli, Índia. Ambos os reconhecimentos são a culminação de esforços para preservar e divulgar o patrimônio cultural e natural do Brasil.

Cada título da Unesco é uma celebração e um lembrete da importância de proteger e valorizar os legados culturais e naturais para as futuras gerações.

*Com produção de Luciene Cruz

[Foto dos Lençóis Maranhenses: Fernando Donasci/MMA]

Unesco entrega certificado a Lençóis Maranhenses e Bumba Meu Boi

Agência Brasil

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Homem é preso em Vila Velha após furtar pousada; confessou outros crimes

Polícia Civil prende homem em flagrante por furto em...

Detran|ES alerta: prazo de registro de ciclomotores termina em 2025

Detran|ES Alerta Proprietários de Ciclomotores sobre Prazo para Regularização O...

Procon de Cachoeiro alerta consumidores sobre compras no Dia de Finados

O Dia de Finados, celebrado em 02 de novembro,...

Chelsea na frente na corrida por Ter Stegen, goleiro do Barcelona, rumo ao Blues!

Chelsea se destaca na disputa por Ter Stegen enquanto...

Polícia Civil apreende adolescentes suspeitos de homicídio em Aracruz, ES

Polícia Civil de Aracruz Aplica Operação e Apreende Adolescentes...

Chiesa reafirma compromisso com o Liverpool: “Estou aqui para vencer novamente!”

Federico Chiesa vai continuar no Liverpool O Liverpool recebeu uma...

Prefeitura de Cachoeiro abre inscrições para campanha de castração de pets gratuita

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, através da Secretaria...

Bolsa bate recorde com 148 mil pontos e dólar recua a R$ 5,36

Bolsa Brasileira Bate Recorde e Dólar Cai; Expectativas de...

Polícia Civil de Aracruz prende homem com mandado por furto qualificado

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Furto em...