O estado do Maranhão foi palco para um momento histórico nesta semana. A Unesco certificou o Complexo Cultural do Bumba Meu Boi como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e os Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade. Este reconhecimento não só valoriza as ricas tradições e belezas naturais do estado, mas também impulsiona uma maior responsabilidade em sua conservação.
Durante a cerimônia, que ocorreu no Parque das Dunas em Barreirinhas nesta sexta-feira, o governador Carlos Brandão destacou a importância do título para o turismo e a conservação ambiental. Segundo ele, o reconhecimento aumenta a responsabilidade de todos pela manutenção e cuidado do local. Brandão mencionou ainda investimentos significativos para melhorias infraestruturais na região, incluindo a implementação de sistemas de água e saneamento básico.
A Unesco entregou o certificado do Bumba Meu Boi na quinta-feira, em evento que contou com a presença do secretário de Cultura, Yuri Arruda. Arruda ressaltou que o título é um reconhecimento da rica tapeçaria cultural que o Bumba Meu Boi representa, simbolizando a resistência, fé, e identidade do povo maranhense.
O Bumba Meu Boi foi oficialmente reconhecido pela Unesco em dezembro de 2019, enquanto que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu sua certificação em julho do ano passado, numa sessão realizada em Nova Deli, Índia. Ambos os reconhecimentos são a culminação de esforços para preservar e divulgar o patrimônio cultural e natural do Brasil.
Cada título da Unesco é uma celebração e um lembrete da importância de proteger e valorizar os legados culturais e naturais para as futuras gerações.
*Com produção de Luciene Cruz
[Foto dos Lençóis Maranhenses: Fernando Donasci/MMA]
Unesco entrega certificado a Lençóis Maranhenses e Bumba Meu Boi
Meio Ambiente

