Eleitores de Três Rios, no centro-sul Fluminense, retornarão às urnas neste domingo (5) para eleger um novo prefeito e vice-prefeito, após a cassação de Joacir Barbaglio Pereira. A votação ocorrerá das 8h às 17h, envolvendo 61.308 cidadãos aptos ao voto.
O pleito suplementar em Três Rios foi marcado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após confirmar, em 1º de julho, a inelegibilidade de Joacir Barbaglio Pereira (Republicanos), reeleito na eleição municipal de 2024. Barbaglio teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) devido a atos de improbidade administrativa enquanto presidia a Câmara Municipal de Três Rios, com suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) em 2019.
Essa decisão do TSE reitera a necessidade de os documentos relacionados às candidaturas estarem corretos e completos já no primeiro turno das eleições, conforme o precedente estabelecido em casos similares em outras localidades.
A corrida pelo executivo municipal conta com cinco candidaturas:
– Anderson Bento de Medeiros (PRD), também conhecido como professor Anderson Muriçoca;
– Beatriz Retto Bogossian (PSD), ou Bia Bogossian;
– Jonas Mascarenhas Macedo, da coligação “Três Rios Não Pode Parar” (Podemos/MDB), conhecido como Jonas Dico;
– Jorge Luis de Almeida Junior, candidato pelo Democracia Cristã (DC);
– Juarez de Souza Pereira, da coligação “Três Rios Merece Mais” (Solidariedade/Novo), apelidado de Juarez da Saúde.
No dia da eleição, é permitido aos eleitores manifestarem-se individualmente e de forma silenciosa, contanto que não haja aglomeração nem uso de vestuário padronizado. Vale lembrar que atos como boca de urna, uso de alto-falantes, promoção de comícios ou carreatas, e divulgação de propaganda de partidos ou candidatos, são considerados crimes eleitorais.
Os eleitos governarão até 31 de dezembro de 2028, com a expectativa de que essas eleições suplementares encerrem um período de instabilidade política na gestão municipal de Três Rios.
Três Rios escolhe neste domingo o novo prefeito e vice-prefeito
Política

