Brasil Inicia Negociações com os EUA para Suspensão de Tarifas sobre Exportações
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, anunciou que as negociações com o governo dos Estados Unidos para a suspensão das tarifas aplicadas às exportações brasileiras começarão neste domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia. A autorização para iniciar essas tratativas foi uma das pautas discutidas durante o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu homólogo americano, Donald Trump. Esta é uma importante etapa nas relações comerciais entre os dois países, especialmente após a imposição de tarifas que podem incidir até 50% sobre produtos brasileiros.
Vieira destacou que a primeira reunião deve ocorrer ainda na noite de domingo, considerando a diferença de 11 horas do fuso horário da Malásia em relação ao horário de Brasília. Durante a conversa, Lula solicitou a Trump que as tarifas adicionais fossem suspensas enquanto as negociações estiverem em andamento, uma solicitação que poderá ser discutida nas reuniões entre representantes brasileiros e norte-americanos.
A interlocução será liderada pelo chanceler brasileiro, auxiliado pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Fernando Elias Rosa. Do lado americano, as negociações contarão com a participação do secretário de Estado, Marco Rubio, e do secretário do Tesouro, Scott Bessent.
As tarifas impostas por Trump em julho, que impactaram significativamente as exportações brasileiras, foram acompanhadas de outras sanções, incluindo a revogação de vistos de viagem para ministros brasileiros e membros do Supremo Tribunal Federal (STF), complicando ainda mais as relações bilaterais. A expectativa agora é que as negociações possam trazer um ambiente mais favorável para o comércio entre Brasil e Estados Unidos, com um foco na resolução rápida das questões pendentes.

Reuniões para suspender tarifaço começam ainda hoje, diz Mauro Vieira
Fonte: Agencia Brasil.
Economia

