As operações policiais da Superintendência de Polícia Especializada (SPE), realizadas em 2021, contribuíram para a redução de 14,1% dos assassinatos nos municípios da Grande Vitória. Ao todo, foram 1.830 operações, que resultaram na prisão de 1.096 indivíduos que atuam em diversos tipos de crimes, como tráfico de drogas e homicídios. Além disso, foram apreendidas mais de uma tonelada de entorpecentes.
Dessas operações, 704 foram realizadas no município de Cariacica, onde foram cumpridos 147 mandados de prisão e foram realizadas 101 prisões em flagrante. No município, também foi onde teve a maior apreensão de drogas, chegando a quase meia tonelada.
Essas operações também refletem na quantidade de assassinatos registrados na cidade. Em 2020, foram 174 e, em 2021, foram 138, uma redução de 20,7%. De acordo com o superintendente de Polícia Especializada, delegado José Lopes Pereira, as operações foram intensificadas em Cariacica.
“As operações foram qualificadas para cumprimento de mandado de prisão, sendo, entre elas, as Operações Estado Presente e Em Frente Brasil. No município, intensificamos o trabalho e fechamos o ano com 38 homicídios a menos”, informou o superintendente.
A SPE é responsável pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc), Divisão Especializada da Região Metropolitana (DIV-DRM), Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-DEAM) e Divisão Especializada em Delitos de Trânsito (DIV-DDT).
Dessa forma, cada departamento e divisão são responsáveis por investigar um tipo de delito. Entre eles, estão os homicídios, os crimes contra o patrimônio e o tráfico de drogas. Apesar de serem especializações diferentes, elas acabam refletindo na redução de homicídios, pois os crimes são correlatos e os autores praticam mais de uma transgressão.
Texto: Matheus Zardini
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br
Atendimento à Imprensa:
Matheus Zardini / Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693 / (27) 99231-5157
Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.