6 de julho de 2025
Governo ESSistema Agrícola Capixaba marca presença no TecnoAgro em Linhares

Sistema Agrícola Capixaba marca presença no TecnoAgro em Linhares


A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), que compõem o Sistema Agrícola do Estado, marcaram presença no TecnoAgro 2022, realizado nessa quinta-feira (09) e nesta sexta-feira (10), em Linhares. O evento tem apoio dos órgãos do Governo do Estado, além de diversas instituições públicas e privadas.

Com uma extensa programação, o TecnoAgro contou com cerca de 50 palestras, workshops, painéis, feira de negócios, salas de capacitação, entre outros. O objetivo do evento, que tem como tema “Evolua e cultive o 5.0”, é contribuir para o avanço de uma agricultura cada vez mais inteligente, focada em inovação, rapidez, eficácia e celeridade na produção. Na manhã desta sexta-feira (10), o governador Renato Casagrande visitou o evento.

“Essa é uma demonstração clara do momento que a agricultura está vivendo, com cada vez mais avanços tecnológicos, revolucionando a vida e criando oportunidades para quem mora no campo. Nosso governo faz fortes investimentos em pesquisa e extensão rural, mas também em infraestrutura para melhorar a logística da produção rural. Melhorar a vida do homem do campo é um dos nossos objetivos”, afirmou o governador.

Lançamento do Programa Pravaler

Durante o primeiro dia de evento, foi lançado o Programa Nacional de Regularização Ambiental Produtiva (Pravaler). O termo de cooperação técnica foi assinado entre Seag, Idaf, Incaper, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes) e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

O objetivo do Programa Pravaler é viabilizar a regularização ambiental das propriedades rurais, buscando a convergência entre os setores produtivo e ambiental com base em resultados de pesquisa. O Programa também tem o propósito de instalar projetos-pilotos para a recuperação de áreas de passivo ambiental identificadas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), associadas aos cultivos produtivos sustentáveis, com a geração de renda para os proprietários rurais, além de desenvolver ações por meio de apoio técnico e implementação de tecnologias de baixa emissão de carbono.

O Espírito Santo é o quarto estado a receber o Pravaler, que integra uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), além da Cooperação Internacional Alemã no Brasil (GIZ) e também dos órgãos governamentais responsáveis pela gestão florestal nos Estados. 

“No Espírito Santo, o Pravaler está sendo implementado por acordo técnico, que, além dos que celebram, também terá o apoio de diversos outros setores, com o objetivo de orientar o produtor na prática a agregar sustentabilidade à produção”, destacou o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro.

Entre a programação de palestras do TecnoAgro, a Seag participou com os temas “Ações e perspectivas para as agroindústrias familiares”; “Juventude rural e suas perspectivas no agronegócio”; “Agroecologia e produção orgânica”; “Mudanças climáticas e oportunidades de mercado”; além do programa Novos Caminhos, que vai ressaltar a importância da aplicação de Revsol nas estradas vicinais capixabas.

Também durante o evento, a Seag assinou o Termo de Cooperação Técnica entre o Senar e a Incaper, que visa a atender os produtores de cacau no Espírito Santo e os participantes da expansão do plantio de fruteiras, por meio de convênios com os municípios.

“No evento, foi possível a troca de experiências com os produtores rurais, a fim de promover o setor agropecuário, dando visibilidade às políticas públicas inovadoras de apoio à mulher, ao homem e aos jovens do campo, visando ao desenvolvimento rural do Estado. O evento foi um sucesso e um momento importante para o fomento às práticas agrícolas inovadoras e sustentáveis. Podemos destacar também as entregas do Governo do Estado que têm trabalhado de forma eficaz no apoio à agricultura familiar capixaba”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Mario Louzada.

O Incaper disponibilizou diversos servidores, entre técnicos, pesquisadores e extensionistas, que ministraram cerca de dez atrações, entre palestras e painéis, nos dois dias do TecnoAgro. As temáticas abordadas foram a respeito de cafeicultura, agropecuária sustentável, cacauicultura, aquicultura, sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), hortas urbanas agroecológicas, frutas nativas da Mata Atlântica, entre outras. 

“O Instituto promove e difunde conhecimento, técnicas, tecnologia e inovação. O TecnoAgro foi mais uma oportunidade para que nossos servidores realizassem essa nossa missão. Apresentamos diversos temas que já são trabalhados no meio rural capixaba com os produtores e também são desenvolvidos por meio de nossas pesquisas. Outra importante conquista foi a assinatura do Programa Pravaler, que tem grande atuação do Incaper e é mais uma iniciativa em prol do meio ambiente e do produtor rural”, salientou o diretor-presidente do Incaper, Lázaro Raslan.

Entregas de Selo Arte

No primeiro dia de programação do TecnoAgro foram entregues pelo Idaf dois certificados de Selo Arte para o produto mel, produzido pelas agroindústrias Apiário Thomazelli e Apiário Gierinha. As entregas totalizam 47 Selos Arte, número que coloca o Espírito Santo como o segundo estado que mais certifica produtos artesanais produzidos por agroindústrias familiares, ficando atrás apenas de Minas Gerais, que é o maior produtor de queijos artesanais do País.

“A cada certificado entregue pelo Idaf significa que a agroindústria poderá ampliar as vendas do produto certificado para todo o País, consequentemente, aumentando sua renda e a valorização do alimento, que, na maioria das vezes, segue uma receita de família com muitas histórias. As agroindústrias que quiserem certificar algum produto devem procurar o Idaf, que está apto para atender o mais rápido possível para o benefício das famílias que vivem da produção desses produtos únicos, saborosos e de qualidade”, completou Monteiro.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação do Incaper
Andreia Ferreira / Tatiana Toniato Caus
(27) 3636-9865 / 3636-9866
andreia.santos@incaper.es.gov.br / tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho / Camila Borges
(27) 3636-3700 / 98860-6838
comunica.seag@gmail.com

Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro / Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308
ascom@idaf.es.gov.br

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Top 5

Confira Mais

Abel Ferreira alerta: Estêvão precisa de apoio e carinho para brilhar no Chelsea

Abel Ferreira pede cuidado com Estêvão no Chelsea O treinador...

Brics defende solução de dois Estados e fronteira de 1967 na Palestina

Brics Defende Solução de Dois Estados em Cúpula no...

Brics defende renegociação de dívidas no G20

Na recente Declaração de Líderes do Brics, assinada neste...

Endrick pode ser emprestado pelo Real Madrid após sucesso de Gonzalo García!

Real Madrid vê saída de Endrick com bons olhos O...

Cesan apresenta tecnologia de dessalinização na Feira dos Municípios 2025

Cesan Apresenta Iniciativas Inovadoras na Feira dos Municípios 2025 A...

Alison dos Santos vence campeão olímpico na Diamond League 2025

Alison dos Santos brilha no Hayward Field e conquista...

PSG é o grande favorito ao Mundial de Clubes, mas Flu quer surpreender!

PSG É O FAVORITO A VENCER O MUNDIAL DE...

Polícia Civil apreende arma irregular durante operação em São Mateus

Polícia Civil do ES Cumpre Mandado de Busca e...

5G completa três anos no Brasil com metas totalmente cumpridas

A tecnologia 5G completa três anos no Brasil, com...
- Advertisement -spot_img