6 de julho de 2025
Governo ESSemana será de intensificação na vacinação contra a Covid-19 em todo o...

Semana será de intensificação na vacinação contra a Covid-19 em todo o Estado


O Espírito Santo se prepara para mais uma semana de intensificação na vacinação contra a Covid-19. Pactuados entre a Secretaria da Saúde (Sesa) com as secretarias municipais de Saúde, as 78 cidades capixabas trabalharão pelo alcance de altas coberturas vacinais. Além disso, nesta sexta-feira (1º) e sábado (02), os municípios também pactuaram a realização de um novo mutirão de vacinação vinculado aos grupos infantil e idosos.

Além disso, a expectativa, segundo levantamento das Superintendências Regionais de Saúde Norte, Sul, Central e Metropolitana é que mais de 50 mil doses contra a Covid-19 sejam aplicadas nos dois dias de mutirão.

De acordo com o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, a semana, assim como os dois dias de mutirão, serão cruciais para que o Estado possa chegar às coberturas estimadas ao alcance do Risco Muito Baixo em todo o território capixaba.

“Na última semana faltavam menos de 17 mil doses a serem aplicadas e é muito possível que alcancemos esses dados a partir desta semana. Por isso, juntos com os municípios capixabas, estamos mobilizando para que possamos vacinar o máximo de pessoas possíveis. Para o mutirão, teremos ainda vinculados dois importantes grupos que precisamos também garantir uma cobertura ideal, que são as crianças e os idosos, este em especial com as suas doses de reforço, tanto a primeira quanto a segunda”, disse Reblin.

No Espírito Santo, até esta terça-feira (29), 110.229 idosos de 60 anos ou mais se encontram com esquema em atraso para receber a primeira dose de reforço. Além disso, cerca de 500 mil idosos já estão aptos a receber a segunda dose de reforço.

Quanto ao público infantil de cinco a 11 anos, o Estado tem uma cobertura de 44% em primeira dose (D1) e de 13% de segunda dose (D2), e já conta com pouco mais 50 mil esquemas em atrasos para receber a D2.

“Temos uma realidade completamente diferente hoje quando comparamos ao início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, com doses disponíveis a todos os públicos. É uma oportunidade para que toda família coloque o esquema em dia, seja o adulto, jovem, idoso e as crianças e sabemos que quanto mais pessoas vacinadas nós tivermos, menor será a transmissão do vírus”, destacou o subsecretário.

 

Vacinação conjunta contra Covid-19 e contra a gripe para os idosos

A semana, como já anunciado, também será importante para que o Estado amplie a estratégia de saúde pública em prol da aplicação da segunda dose de reforço contra a Covid-19 no público de 60 anos ou mais. A segunda dose de reforço, que já passou a ser aplicada em todo Espírito Santo na última semana, e que também é recomendada pelo Ministério da Saúde, será ofertada durante toda a semana de mobilização e intensificação da imunização nas cidades capixabas.

Além da atualização vacinal dos mais de 110 mil idosos que ainda precisam completar o esquema com três doses, isto é, com a primeira dose de reforço, os municípios também poderão ofertar de forma concomitante a vacina contra a gripe neste grupo prioritário.

“Desde setembro do ano passado o Ministério da Saúde já havia autorizado a vacinação da Covid-19 concomitante a outros imunizantes, como uma forma de oportunizar a ida da população às Unidades de Saúde. A gente brinca que os idosos terão uma grande oportunidade com o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza este ano, tomar uma e leva duas. Quem for fazer a Covid-19 e também poderá receber a da gripe, ou vice-versa. É oportunidade de o idoso tomar as duas vacinas e ainda ajudar na cobertura vacinal”, explicou Luiz Carlos Reblin.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br    

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Top 5

Confira Mais

Abel Ferreira alerta: Estêvão precisa de apoio e carinho para brilhar no Chelsea

Abel Ferreira pede cuidado com Estêvão no Chelsea O treinador...

Brics defende solução de dois Estados e fronteira de 1967 na Palestina

Brics Defende Solução de Dois Estados em Cúpula no...

Brics defende renegociação de dívidas no G20

Na recente Declaração de Líderes do Brics, assinada neste...

Endrick pode ser emprestado pelo Real Madrid após sucesso de Gonzalo García!

Real Madrid vê saída de Endrick com bons olhos O...

Cesan apresenta tecnologia de dessalinização na Feira dos Municípios 2025

Cesan Apresenta Iniciativas Inovadoras na Feira dos Municípios 2025 A...

Alison dos Santos vence campeão olímpico na Diamond League 2025

Alison dos Santos brilha no Hayward Field e conquista...

PSG é o grande favorito ao Mundial de Clubes, mas Flu quer surpreender!

PSG É O FAVORITO A VENCER O MUNDIAL DE...

Polícia Civil apreende arma irregular durante operação em São Mateus

Polícia Civil do ES Cumpre Mandado de Busca e...

5G completa três anos no Brasil com metas totalmente cumpridas

A tecnologia 5G completa três anos no Brasil, com...
- Advertisement -spot_img