23 C
Itapemirim
segunda-feira 29 abril 2024

Sedu inicia aplicação do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo

Governo ESSedu inicia aplicação do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo


A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Avaliação (GEA), deu início, nessa segunda-feira (06), à aplicação das provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes/Paebes Alfa), que vai até 1º de dezembro de 2023. O público-alvo são os estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio da Rede Pública Estadual e Municipal. Também incluem o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e amostral nas escolas privadas adesas.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, ressaltou que a participação de todos é essencial. “Os resultados do Paebes/Paebes Alfa permitirão à Rede Estadual e também aos municípios fazerem um diagnóstico preciso da aprendizagem dos nossos estudantes, além do planejamento das ações para o ano de 2024, com base em evidências. Esses resultados também compõem a base para cálculo da Bonificação por Desempenho para os profissionais da Sedu e do Índice de Qualidade Educacional, que tem impacto no cálculo do repasse pelo Estado aos municípios”, disse o secretário. 

O Programa tem como objetivo avaliar o nível de apropriação e consolidação das habilidades desenvolvidas pelos estudantes em diferentes componentes ao final das etapas dos ensinos Fundamental e Médio, subsidiando a implementação, a reformulação e o monitoramento de políticas educacionais, além de contribuir ativamente para a melhoria da qualidade da educação no Estado e a promoção da equidade.

Os testes são impressos e avaliam os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática em todos os anos nos anos/séries participantes, enquanto os componentes das áreas de Ciências da Natureza são avaliados no 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio.

São esperadas cerca de 8 mil aplicações em todo o Estado com, aproximadamente, 169 mil estudantes avaliados.

A avaliação é organizada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Sedu.

Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707

Sugestões de pauta:
Enviar para o e-mail pauta@sedu.es.gov.br  

 

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas