Prefeitura de São Caetano do Sul anuncia racionamento noturno de água devido à crise hídrica
SÃO CAETANO DO SUL – Em um esforço para gerenciar a escassez de recursos hídricos, a Prefeitura de São Caetano do Sul anunciou neste domingo (23) que implantará um racionamento de água. A restrição no fornecimento ocorrerá diariamente das 19h às 5h, afetando todos os residentes da cidade.
A decisão vem em resposta à diminuição dos níveis de água no Sistema Cantareira, principal fonte de abastecimento do município, que, segundo o último boletim da Sabesp, está operando com apenas 21,7% de sua capacidade. Esta medida preventiva já vem sendo aplicada pela Sabesp em outras cidades da Região Metropolitana de São Paulo desde agosto, visando a conservação dos reservatórios.
O cenário de escassez se agravou devido à precipitação abaixo da média histórica na região. Em agosto, o volume de chuvas foi inferior a um terço do esperado, aproximadamente 30 milímetros, intensificando os efeitos da crise hídrica que atinge São Caetano do Sul e áreas vizinhas.
As autoridades locais e a Sabesp continuam monitorando a situação dos mananciais e recomendam que a população use água de maneira consciente e responsável para mitigar os impactos da restrição. Informações adicionais e atualizações sobre o racionamento e medidas de economia de água podem ser acessadas no site oficial da Prefeitura de São Caetano do Sul.
Este texto foi produzido com supervisão de Odair Braz Junior.
Prefeitura de São Caetano do Sul anuncia racionamento de água noturno
Meio Ambiente

