Meio AmbienteRJ: Inea e Polícia Ambiental embargam extração ilegal de areia

RJ: Inea e Polícia Ambiental embargam extração ilegal de areia

Ação Conjunta Embarga Extração Ilegal de Areia em São José do Vale do Rio Preto

No dia 14 de outubro, equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Polícia Ambiental realizaram uma operação de fiscalização que resultou no embargo de um local de extração ilegal de areia de rio em São José do Vale do Rio Preto, na região serrana do Rio de Janeiro. A ação, coordenada pela Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, contou com a colaboração do Comando de Policiamento Ambiental (CPAM). Segundo o secretário Bernardo Rossi, essa prática clandestina não possui licenciamento e configura crime ambiental, comprometendo os recursos naturais e causando danos aos cursos d’água.

Ao chegarem ao local, os agentes se depararam com uma balsa equipada com dispositivos de sucção utilizados para a retirada de areia, evidenciando a irregularidade da operação. Nenhum responsável estava presente no momento da fiscalização, o que dificultou a identificação dos infratores. A balsa e os equipamentos foram inutilizados, e todo o material encontrado será removido pelo Inea. O caso foi registrado na 104ª Delegacia de Polícia Civil, em São José do Vale do Rio Preto.

A retirada de areia sem as devidas autorizações é considerada ilegal e pode causar sérios danos ambientais, incluindo a degradação da mata ciliar, a erosão das margens dos rios e o assoreamento, comprometendo o equilíbrio ecológico da região. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, os responsáveis pela extração clandestina de areia estão sujeitos a punições que podem incluir multas e detenção de 6 meses a 1 ano.

A operação do dia 14 reforça o compromisso do Inea e do CPAM em combater práticas ilegais que afetam a biodiversidade e os recursos hídricos do estado do Rio de Janeiro, trabalhando incessantemente para preservar o meio ambiente e garantir o uso sustentável dos recursos naturais. A atuação integrada dessas instituições é essencial para coibir a extração irregular de areia, prática que, além de provocar impactos ambientais significativos, também representa uma ameaça ao desenvolvimento sustentável da região.

Imagem: Agência Brasil

RJ: secretaria impede extração de areia de rio na região serrana

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

PCES Recupera Motocicleta Roubada e Identifica Suspeitos em Guaçuí

Polícia Civil do ES Recupera Motocicleta Roubada e Identifica...

Corrida Kids em Cachoeiro: Retirada de Camisas acontece no dia 13 de junho

No dia 20 de junho, sábado, Cachoeiro de Itapemirim...

Polícia Civil do ES prende mandante de tortura e ‘tribunal do crime’ em Cachoeiro

Polícia Civil do ES realiza prisão por tortura em...

Prefeitura de Cachoeiro solicita ao MP medidas para desocupação de área da Tijuca

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim acionou o Ministério...

Toffoli assume no TSE e reforça: voto é soberano, não a Justiça

Dias Toffoli Assume Cargo no TSE com Compromisso Pela...

Orlando Senna, ícone do cinema brasileiro, morre aos 86 anos

Faleceu nesta terça-feira (9), aos 86 anos, o renomado...

Filme sobre seleção de futebol de cegos é exibido nos EUA hoje

Brasil faz estreia na Copa do Mundo e promove...

Governo do ES promove Encontro de Bovinocultura de Leite em Itapemirim

Encontro de Bovinocultura de Leite reúne mais de 50...

Rioprevidência redireciona recursos para beneficiar aposentadorias estaduais

Rioprevidência Anuncia Destinação de Recursos Excedentes para Benefícios Previdenciários...