CulturaRio: Polícia captura membro do histórico roubo ao BC de Fortaleza

Rio: Polícia captura membro do histórico roubo ao BC de Fortaleza

Átila Carlai da Luz, integrante do notório roubo ao Banco Central, é preso no Rio de Janeiro

Átila Carlai da Luz, um dos criminosos mais procurados do país e participante do audacioso assalto ao Banco Central em Fortaleza em 2005, foi capturado nesta sexta-feira (8) pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. O assalto, que resultou no furto de R$ 165 milhões, envolveu a criação de um túnel, uma operação que durou três meses.

Depois de um meticuloso trabalho de monitoramento, realizado pelo Setor de Inteligência da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados, Átila foi encontrado em um luxuoso apartamento na zona nobre de São Paulo. As investigações revelaram que ele mantinha conexões com facções criminosas no estado, envolvidas em uma série de atividades ilícitas que incluíam tráfico de drogas e armas, fraudes bancárias, roubos de cargas, clonagem de veículos e corrupção em serviços públicos.

Vivendo sob identidade falsa, com documentos como CPF e CNH regularizados e uma empresa registrada no Paraná, Átila conseguiu se esquivar das autoridades por anos. O esquema foi desvendado através de análises biométricas e cruzamento de dados em sistemas federais, com a participação crucial do Instituto de Identificação Félix Pacheco da Polícia Civil.

No Rio de Janeiro, Átila já foi condenado por fraudes em caixas eletrônicos e enfrenta atualmente um terceiro processo pelo mesmo crime. Em São Paulo, acumula condenações, incluindo uma sentença de 32 anos por tráfico internacional de drogas. As operações de tráfico utilizavam o Aeroporto Internacional de Guarulhos como base para enviar malas repletas de cocaína para a Europa, principalmente Lisboa, Portugal, onde a droga era distribuída no mercado europeu por valores significativamente mais altos.

Esta prisão representa um importante avanço na luta contra a criminalidade organizada, desmantelando uma rede criminosa que operava em vários estados e impactava a segurança pública em diversas frentes. As operações continuam em curso para capturar outros membros e associados à rede criminosa de Átila Carlai da Luz.

Créditos de imagem: Agência Brasil.

Polícia do Rio prende mais um integrante do assalto ao BC de Fortaleza

Agência Brasil

Economia

spot_img

Top 5

Confira Mais

Cachoeira da Fumaça no ES é destaque no Caminhos do Caparaó Bike Adventure 2026

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça Promove Etapa do Caminhos...

Anchieta abre 15 novas vagas de emprego no SINE; saiba como se candidatar!

Na quarta-feira, Anchieta abre 15 novas oportunidades de emprego...

Indústria cresce 0,7% em abril de 2026; dez locais têm alta relevante

Indústria brasileira registra crescimento de 0,7% em abril de...

Câmara do DF aprova empréstimo de R$ 6,6 bi para socorrer BRB

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, na noite...

Polícia Civil prende suspeito de homicídio e apreende drogas e granada artesanal na Serra

Polícia Civil do ES Prende Suspeito de Homicídio e...

Cachoeiro realiza encontro para fortalecer a rede de ouvidorias municipais em junho

A Controladoria-Geral de Cachoeiro de Itapemirim promoverá, no dia...

Construção civil no Brasil: 2,5 milhões empregados e salários baixos

Indústria da Construção Civil no Brasil: Empregos, Salários e...

Sintomas pós-vacina Butantan: o que observar e quando agir

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (8) a...

Polícia Civil e Militar prendem suspeitos de tentativa de homicídio em Ibatiba

Polícia Civil do Espírito Santo Identifica e Conduz Suspeitos...