Em resposta ao recente aumento tarifário imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, o governo do Brasil, por meio de declarações do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, esclareceu que a ação não se caracteriza como retaliação, mas sim como uma medida de correção de injustiças. Alckmin ressaltou que a Lei de Reciprocidade, aprovada unanimemente pelo Congresso, possibilita uma resposta institucional adequada e respeitosa dos trâmites legais.
Durante uma coletiva de imprensa, após reunirem-se com empresários dos setores mais afetados, ambos os representantes do governo revelaram que está em fase de finalização um pacote de apoio robusto, que inclui assistência financeira, incentivos tributários e a busca ativa por diversificação dos mercados de exportação. O pacote visa minimizar os efeitos da sobretaxa de 25%, que pode ser acrescida de uma alíquota adicional de 12,5%. Este aumento tarifário afeta diretamente cerca de US$ 7,4 bilhões em exportações brasileiras.
O governo planeja adotar várias medidas de suporte, entre elas a oferta de crédito facilitado, ajustes em regulamentações tributárias e a promoção de diálogo constante com os setores produtivos para melhor avaliar e responder aos impactos. Além disso, estão em curso negociações para expandir as exportações para mercados alternativos como Índia, México, Japão e Sudeste Asiático.
É importante notar que entre os setores mais vulneráveis às novas tarifas estadunidenses estão o de eletroeletrônicos, máquinas e equipamentos, autopeças e calçados. Diante deste cenário desafiador, o governo trabalha contra o tempo para consolidar estratégias eficazes até 29 de julho, data em que as novas tarifas entrarão efetivamente em vigor.
Simultaneamente, a ApexBrasil, agência estatal brasileira de promoção de exportações, intensificará esforços para encontrar novos destinos para os produtos nacionais, visando reduzir a dependência do mercado americano.
Mais informações sobre as reações ao aumento de tarifas e as medidas emergenciais do governo podem ser acompanhadas através do programa “Repórter Brasil” da TV Brasil, como mostrado no vídeo inserido na matéria.
Créditos das imagens: Agência Brasil.
Reciprocidade não é retaliação nem “olho por olho”, diz Alckmin
Educação

