29 de janeiro de 2026
EducaçãoRacismo nas escolas é debatido em reprise do Caminhos da Reportagem

Racismo nas escolas é debatido em reprise do Caminhos da Reportagem

Caminhos da Reportagem: Racismo nas Escolas e a Necessidade de Ação

Nesta segunda-feira (26), às 23h, a TV Brasil reprisa um episódio premiado do programa Caminhos da Reportagem que aborda um tema urgente: a persistência do racismo em ambientes escolares. O programa revela não apenas as consequências desse problema na trajetória dos estudantes, mas também alternativas viáveis para superá-lo. Desde a implementação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar, o Brasil tem enfrentado desafios significativos na aplicação dessas diretrizes. Apesar de duas décadas de legislações, uma pesquisa do Ministério da Educação mostrou que, entre 2019 e 2021, apenas 50% das escolas desenvolveram projetos sobre relações étnico-raciais, e apenas 0,92% dos professores possuem formação adequada sobre o tema.

Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Diversidade e Inclusão do MEC, destaca que a coordenação federativa é um dos principais obstáculos à implementação da lei. “Em um país com desigualdades tão significativas, é necessária uma coordenação forte do Ministério da Educação”, afirma. Para 2024, a pasta anunciou a oferta de 215 mil vagas de formação de professores com material pedagógico focado em conteúdos antirracistas.

Relatos de experiências vividas por educadores revelam a profundidade das marcas deixadas pelo racismo nas escolas. A professora Gina Vieira recorda de ter sido colocada de castigo na sala de aula, enquanto outras professoras como Keila Vila Flor e Paula Janaína compartilham suas experiências de violência racial, que, embora não nomeadas na época, deixaram feridas que perduram até hoje.

No entanto, o programa também se debruça sobre iniciativas que buscam reverter essa situação. Exemplos no Distrito Federal e em Salvador demonstram que é possível criar um ambiente escolar mais inclusivo. O projeto Cresp@s & Cachead@s, por exemplo, visa restaurar a autoestima dos estudantes negros, enquanto a escola Maria Felipa, na Bahia, busca uma valorização equitativa de diversas culturas no currículo.

O episódio “As marcas do racismo na escola” conquistou o 3º lugar no 67º Prêmio ARI Banrisul de Jornalismo. A conversa com o escritor Jeferson Tenório, premiado com o livro O avesso da pele, destaca a importância da discussão sobre racismo nas escolas, enfatizando a relação intrínseca entre a democracia e a igualdade racial.

A reprise desta segunda-feira fecha a série de episódios premiados do Caminhos da Reportagem, com novos conteúdos inéditos programados para a próxima segunda (2/2).

Ficha técnica
Reportagem: Iara Balduino
Produção: Carolina Oliveira e Patrícia Araújo
Reportagem cinematográfica: André Rodrigo Pacheco, Rogério Verçoza e Sigmar Gonçalves
Edição de texto: Paulo Leite
Edição de imagem e finalização: André Eustáquio e Márcio Stuckert
Arte: Alex Sakata, Caroline Ramos e Wagner Maia

Foto: TV Brasil/Divulgação

TV Brasil: racismo na escola é tema do Caminhos da Reportagem

Fonte: Agencia Brasil.

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Marataízes comemora ordens de serviço para o CAT e obras na Esplanada

Marataízes avança no turismo e infraestrutura com novo Centro...

Cachoeiro realiza final do Beach Soccer na Quadra da Amobam nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (29), a quadra de areia do bairro...

Marataízes comemora novo Centro de Especialidades para crianças especiais

Marataízes Cria Centro de Atendimento Especializado para Crianças com...

Marataízes oferece dia repleto de esportes, lazer e fé no sábado

Programação Diversificada Agita Marataízes em um Dia de Festividades...

Polícia Civil do ES recupera celulares furtados e devolve a vítimas na Serra

Polícia Civil do Espírito Santo Recupera Celulares Furtados na...

Chelsea busca a estrela Endrick com apoio decisivo de Estêvão para negociação!

Chelsea mira contratação de Endrick com ajuda de Estêvão O...

Cachoeiro promove palestra online sobre os primeiros passos de uma startup dia 29

A Incubadora de Cachoeiro, em parceria com o Hub...

Juliétty Tesch, do Governo do ES, vence etapa do ranking de vela 2026

Velejadora Juliétty Tesch Conquista Campeonato Brasileiro e Se Prepara...

SINE de Anchieta abre 31 novas vagas de emprego; confira como se candidatar!

O SINE de Anchieta está oferecendo 31 vagas de...