Meio AmbienteProtesto em Brasília pede proteção da Serrinha do Paranoá afetada por BRB

Protesto em Brasília pede proteção da Serrinha do Paranoá afetada por BRB

Protestos marcam defesa da Serrinha do Paranoá em Brasília

Neste domingo (15), ambientalistas, acadêmicos e membros de entidades civis se reuniram em Brasília para protestar contra a proposta do governo do Distrito Federal que inclui a Serrinha do Paranoá em um projeto de socorro financeiro ao Banco de Brasília (BRB). O ato ocorreu no Eixo Rodoviário Sul, onde os manifestantes enfatizaram a importância ecológica e hídrica da região, considerada um “área de reconhecida relevância” para o Distrito Federal. A Serrinha, situada entre as regiões administrativas do Varjão e do Paranoá, é um extenso remanescente de cerrado que abriga zonas de recarga hídrica e inúmeras nascentes, sendo uma fonte crucial de abastecimento para o Lago Paranoá.

O governo do Distrito Federal, por sua vez, reconhece a importância de proteger a vegetação e as nascentes da Serrinha, tendo iniciado, em janeiro, um projeto para plantar 22 mil mudas de espécies nativas. No entanto, a legislação recente aprovada pela Câmara Legislativa permite que o governo contrate até R$ 6,6 bilhões em empréstimos, utilizando ativos, incluindo uma área pública de 716 hectares da Serrinha, como garantia. Essa gleba, denominada Gleba A, está avaliada em R$ 2,2 bilhões.

As manifestações refletem uma forte resistência à proposta, que, segundo críticos, simplificaria o processo de regularização urbana na área, em vez de focar na proteção ambiental. Lúcia Mendes, presidenta da Associação Preserva Serrinha, destaca que a região não comporta a construção de novos condomínios, alertando para os riscos que a impermeabilização do solo pode trazer à recarga dos aquíferos e à manutenção das nascentes. Mendes ressalta que, historicamente, a comunidade já solicitou a regularização das chácaras existentes, enquanto a nova legislação parece favorecer interesses imobiliários.

César Victor do Espírito Santo, membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), também manifestou apoio ao movimento, enfatizando que a Gleba A é uma área vital para a proteção da biodiversidade e a recarga de aquíferos. Para ele, o valor da área supera o potencial de venda no mercado imobiliário.

Estudos científicos corroboram a relevância das nascentes da Serrinha do Paranoá em um cenário de mudanças climáticas e redução das chuvas. Paulo Moutinho, doutor em Ecologia, criticou a estratégia do governo, alertando que a venda de áreas ambientais para capitalizar o BRB transfere o custo ambiental para a população, que não é responsável pela crise financeira enfrentada pela instituição.

Em resposta às críticas, o governador Ibaneis Rocha assegura que a área selecionada não contém nascentes, caracterizando a oposição como um conflito entre ambientalistas e aqueles que buscam soluções para equilibrar as finanças do BRB. O governador defendeu que a proteção ambiental é uma prioridade em sua gestão e garantiu que todas as informações do projeto estão sendo disponibilizadas aos órgãos de fiscalização.

Manifestação em defesa da Serrinha do Paranoá, Brasília - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Protesto pede retirada de área ambiental do projeto de socorro ao BRB

Fonte: Agencia Brasil.

Meio Ambiente

spot_img

Top 5

Confira Mais

Inter vence Fluminense por 2 a 0 e se afasta do Z4 do Brasileirão

Internacional encerra jejum em casa com vitória sobre o...

Manchester United prioriza Elliot Anderson e acirra disputa com o City neste verão

Manchester United em Busca de Reforços: Elliot Anderson Como...

TVE Exibirá Projetos Audiovisuais de Alunos do CEET Vasco Coutinho

TVE Firmará Parceria com o CEET Vasco Coutinho para...

Carrick se destaca e se torna favorito para treinar o Manchester United em 2023!

Michael Carrick Ganha Espaço Como Potencial Treinador do Manchester...

Inscrições para curso de formação de professores de matemática até 15.

MEC e UFC Abrem Inscrições para Curso de Aperfeiçoamento...

Shakira reúne 2 milhões em show em Copacabana

Na noite inesquecível deste sábado (02), a cantora colombiana...

Matheus Cunha brilha no clássico: 9 gols pelo Manchester United na Premier League!

Matheus Cunha brilha em vitória do Manchester United contra...

Orquestra de Cantores Cegos do ES apresenta mostra inédita no Theatro Gomes

Mostra Inédita da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos Celebra...

Canetas emagrecedoras e a perpetuação da magreza idealizada

Canetas Emagrecedoras: Debate Intensifica em Meio a Alertas de...