EducaçãoProva Nacional Docente tem mais da metade de inscritos em pedagogia

Prova Nacional Docente tem mais da metade de inscritos em pedagogia

Prova Nacional Docente (PND) atrai mais de um milhão de inscritos

A primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), marcada para o próximo dia 26, já contabiliza mais de 1,08 milhão de inscrições, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Este exame, que visa auxiliar estados e municípios na seleção de professores, obteve um expressivo número de participantes, incluindo estudantes de cursos de licenciatura e profissionais já formados que desejam atuar nas redes públicas de ensino. Com um total de 1.086.914 inscrições confirmadas, a prova se consolidou como um dos principais mecanismos de avaliação do magistério no Brasil, sendo apelidada de “Enem dos Professores”.

A maior parte dos inscritos é da área de pedagogia, com 51,58% do total, ou seja, 560.576 candidatos. Em seguida, destacam-se as áreas de letras – português, com 73.187 inscrições; matemática, com 72.530; e educação física, com 65.911 candidatos. No total, a prova avaliará 17 áreas da licenciatura, incluindo artes visuais, ciências biológicas, filosofia, geografia, história e química, entre outras.

Público-alvo

A PND não é um concurso público, mas sim uma avaliação destinada a alunos que estão prestes a concluir sua formação em licenciatura em 2025, inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Para esses estudantes, a participação no exame é um requisito para a conclusão do curso, contribuindo para a avaliação das instituições que formam educadores para a educação básica no país. Além disso, também se inscreveram profissionais formados que pretendem concorrer a vagas nas redes estaduais e municipais, totalizando 1.508 municípios de 22 estados que adotaram o teste como parte do processo seletivo.

Dados por estado

Os estados com o maior número de inscritos são:

  1. São Paulo: 253.895
  2. Minas Gerais: 97.113
  3. Rio de Janeiro: 72.230
  4. Pará: 66.810
  5. Bahia: 55.320

A capital paulista lidera entre os municípios, com 84.633 inscrições, seguida pelo Rio de Janeiro (28.765) e Brasília.

Estrutura da prova

A Prova Nacional Docente será composta por duas partes: uma de formação geral e outra de componente específico. A primeira incluirá 30 questões objetivas e uma discursiva, abordando temas relacionados à formação docente. O componente específico disponibilizará 50 questões de múltipla escolha, focadas no conteúdo particular de cada área de licenciatura.

Os portões dos locais de aplicação do exame abrirão às 12h e serão fechados às 13h, horário de Brasília. O teste iniciará às 13h30 e terminará às 19h, sendo realizado em 750 cidades de todos os estados e do Distrito Federal.

Os participantes poderão acessar o Cartão de Confirmação, que indicará o local da prova e outros detalhes, por meio do Sistema PND na plataforma Gov.br.

Para mais informações sobre a PND, é possível consultar o edital disponível no site do MEC.

Arte/Agência Brasil

Maioria de inscrições na Prova Nacional Docente é na área de pedagogia

Fonte: Agencia Brasil.

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Piúma oferece oficina gratuita de Artes Cênicas; inscrições já estão abertas!

Piúma Oferece Oficina Gratuita de Artes Cênicas O Sinestesia –...

Porto Vitória e Vitória duelam nas semifinais do Capixabão neste domingo

Capixabão 2023: Porto Vitória e Vitória se enfrentam nas...

Xavi: Volta de Messi ao Barcelona é impossível se Laporta for reeleito!

Eleições no Barcelona: Retorno de Messi em Xeque O FC...

Governo do ES inicia pavimentação e entrega títulos de propriedade em Aracruz

Governo do Estado Autoriza Obras de Pavimentação em Aracruz...

Liverpool mira Moussa Diaby como possível substituto de Salah no ataque!

Liverpool em busca de novos talentos para a próxima...

Manchester United mira Iliman Ndiaye como novo astro após saída de Rashford!

Manchester United Foca em Iliman Ndiaye como Prioridade Para...

Flamengo conquista tricampeonato carioca após vencer Fluminense nos pênaltis

Flamengo conquista o tricampeonato carioca após decisão emocionante nos...

Novo líder supremo do Irã é Seyyed Mojtaba Khamenei, filho de Ali

Novo Líder Supremo do Irã é Escolhido em Meio...

Barcelona mira Phil Foden, jovem promissor do Manchester City, como reforço!

O FC Barcelona intensifica seus esforços no mercado de...