18.6 C
Itapemirim
sábado 20 julho 2024

Projeto Além das Dunas divulga cultura de Itaúnas em aplicativo de realidade aumentada

Governo ESProjeto Além das Dunas divulga cultura de Itaúnas em aplicativo de realidade aumentada


Expressões culturais da Vila de Itaúnas em elementos digitais, visuais e sonoros da realidade aumentada. Com o objetivo de preservar e divulgar os principais grupos culturais do tradicional distrito do município de Conceição da Barra e de forma interativa, o aplicativo gratuito do projeto “Além das Dunas” utiliza a tecnologia de realidade aumentada (RA) que funciona junto a um livreto ilustrado por aquarela para visualizar e interagir sobre a cultura local – como o Ticumbi, Reis de Bois, Jongo, Capoeira, e até mesmo o forró – além de suas respectivas lendas e belezas naturais do norte do Estado.

Para acessar, basta baixar gratuitamente o aplicativo “Além das Dunas”, na internet para os formatos de celular dos sistemas ANDROID ou iOS. Caso a pessoa não tenha o livreto, ela pode baixar pelo aplicativo, imprimi-las e apontar para as ilustrações. Logo surgem personagens folclóricos que interagem com o leitor – incluindo áudio e vídeos, reunindo assim novas possibilidades de reunir arte, educação e tecnologia.

Saiba mais pelo perfil do projeto no Instagram: https://www.instagram.com/alemdasdunas/

O livreto já está sendo distribuído nas escolas e nos principais pontos de circulação da Itaúnas e até mesmo de outros municípios, permitindo assim acesso ao projeto para boa parte da população nativa e turistas.

O projeto foi realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 004/2021 – Produção de Conteúdos Digitais – Cultura Digital, da Secretaria da Cultura (Secult).

Conheça mais sobre o projeto na reportagem que foi ao ar no programa TVE Revista, da TVE Espírito Santo

Envolvimento da comunidade

“O processo foi idealizado há 5 anos e foi desenvolvido de forma coletiva, com o envolvimento da comunidade da vila de Itaúnas e os principais agentes fazedores de da cultura local durante 3 anos – incluindo captação de vídeos, escaneamento e fotogrametria Utilizando um plano de fundo verde (chroma key) e sendo obtido os movimentos por base registro de fotos em uma verdadeira imersão na cultura da Vila de Itaúnas”, explicou o idealizador e desenvolvedor de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) do projeto, Yuri Reuters.

A equipe do projeto Além das Dunas também conta com a ilustradora Juliana Porto, o apoio do proponente e professor de capoeira, Carlos Falcão, e o design e a divulgação de Jove Deriz.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br



Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas