A Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES), por meio do Projeto Papo de Responsa realizou, nessa segunda-feira (18), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEEF) Renato José da Costa Pacheco, em Jardim Camburi, em Vitória, uma palestra para 240 alunos do Ensino Médio, com idades entre 13 e 20 anos, que receberam informações de prevenção às drogas e violência.
De acordo com o diretor da Acadepol-ES e coordenador do projeto, delegado Robson Alves Damasceno, as palestras têm o objetivo de ajudar na mudança de comportamento, atuando como prática transformadora, na medida em que permite a quebra de paradigmas quanto às escolhas e oportunidades desses adolescentes e jovens.
“O Programa Papo de Responsa torna o processo de falar e escutar acessível e permeável, no sentido em que o jovem, inserido no seu ambiente familiar, acaba por levar esse diálogo para dentro de suas casas. Os nossos policiais são preparados para abordar os assuntos. O fato de trabalharem no combate à criminalidade todos os dias, lhes dá uma relevância maior”, esclareceu.
O programa Papo de Responsa teve seu primeiro encontro em 2022, no dia 16 de março, e até essa segunda-feira (18), 11 escolas foram atendidas: (EMEF) Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo (ASFA), EEEM Renato José da Costa Pacheco, ambas em Jardim Camburi, e EMEF Aristóbulo Barbosa Leão (ABL), em Bento Ferreira, também na Capital; EMEF Renascer, no bairro Padre Gabriel, em Cariacica; Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sônia Regina, em Serra Dourada I, as escolas da rede privada Múltipla, em Barcelona, e Colégio Ápice, em Jacaraípe; EMEEF Eurico Salles, em Itaguaçu; EMEF Vila Olímpica, no bairro Soteco, EMEF Governador Christiano Dias Lopes Filho; e EMEF Alger Ribeiro, em Terra Vermelha, todas no município de Vila Velha.
Segundo o gerente do Projeto, o investigador de Polícia Alessandro Nascimento da Victória, o propósito é ter policiais preparados para dialogar com a juventude. “Para isso, a Acadepol promoverá um dia de sensibilização para policiais civis que tenham interesse em compor a equipe do Papo de Responsa. Os policiais interessados participarão de uma preparação teórica e prática, com orientações na Acadepol e um encontro com estudantes”, informou.
O Projeto Papo de Responsa visita escolas públicas e particulares e instituições de atenção social, associações de moradores e qualquer outra organização que tenha interesse em oferecer este tipo de orientação. Interessados em agendar uma palestra podem fazer contato diretamente com a coordenação do Projeto, pelos telefones (27) 3222-5986 e (27) 99618-7873 ou ainda, pelo e-mail papoderesponsa@pc.es.gov.br.
Agenda
Dia 26/04 (terça-feira) – das 10h até 11h30, na Unidade Fundamental de Ensino Fundamental (UMEF) Darcy Ribeiro, em Morada da Barra, Vila Velha.
Dia 27/04 (quarta-feira) – das 13h horas às 15h, na UMEF Tuffy Nader, em Ponta da Fruta, Vila Velha.
Dia 28/04 (quinta-feira) – das 16h30 até as 18h, na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM), em Guarapari.
Dia 29/04 (sexta-feira) – Das 16h30 às 18h na EEEM de Guarapari.
Texto: Brenda Corti, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Informações à Imprensa:
Matheus Zardini / Olga Samara
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111
Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.