Este foi o maior número registrado pelo órgão
O Procon Marataízes somou 2.222 (dois mil duzentos e vinte e dois) atendimentos durante o ano de 2021. Os dados lançados no Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (SINDEC) apontam que os “Assuntos Financeiros” bateram recorde de reclamação, com o total de 1.041 (um mil e quarenta e um) atendimentos prestados. Em segundo lugar, com 478 (quatrocentos e setenta e oito) reclamações, estão os atendimentos voltados para os “Serviços Essenciais”, seguido por “Produtos” com 357 (trezentos e cinquenta e sete), já os “Serviços Privados” totalizaram 303 (trezentos e três) atendimentos. E os menos reclamados foram nas áreas de Saúde, alimentos e habitação, que juntos somaram 33 reclamações.
Analisando o perfil dos consumidores, de acordo com a estatística da base Sindec, os consumidores dos 61 aos 70 anos ficaram em 1º lugar no ranking de atendimento por faixa etária, somando de 508 reclamações registradas.
De 2017 até 2021 o Procon de Marataízes prestou mais de 8 (oito) mil atendimentos. O crescimento foi ano após ano. Foram 603 registros no ano de 2017, 1.158 em 2018; 2.107 em 2019, 2.094 em 2020 (apesar da pandemia), e 2.222 reclamações registradas 2021.