Prisão na BR-116: Homem Detido por Transporte de 600 Jabutis
Teresópolis, RJ – Um homem foi preso ontem pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por transportar ilegalmente 600 filhotes de jabutis em um ônibus que atravessava a BR-116, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. O flagrante ocorreu durante uma fiscalização de rotina no transporte interestadual de passageiros, onde os animais foram encontrados dentro de malas no bagageiro, destinados à Baixada Fluminense.
Os filhotes, embalados em condições precárias, seriam comercializados em uma feira livre em Duque de Caxias no próximo final de semana. Cada jabuti apreendido pode alcançar até R$ 700 no mercado negro, conforme informações da PRF. O responsável pelo transporte, que já havia sido preso pelo mesmo crime ambiental em 2015, confessou que seria remunerado pela entrega dos animais.
Infelizmente, a jornada resultou na morte de alguns dos filhotes, destacando as duras condições da viagem. O tráfico de animais é uma violação grave da Lei de Crimes Ambientais. A legislação prevê escolhas severas para esses atos, incluindo detenção de seis meses a um ano e multas significativas, as quais podem ser elevadas dependendo da raridade das espécies ou se a captura ocorrer em período ou locais proibidos.
Após a detenção, o caso foi transferido para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) para as providências legais subsequentes. O incidente alerta para a constante vigilância necessária nas estradas brasileiras para combater o tráfico de animais silvestres, uma prática que ameaça a biodiversidade e o equilíbrio ecológico.
Fonte das imagens: Agência Brasil
Homem é preso com 600 filhotes de jabuti dentro de malas no RJ
Meio Ambiente

