PolíciaPrimeiro dia da Operação Virtude alcança mais de 2,5 mil pessoas no...

Primeiro dia da Operação Virtude alcança mais de 2,5 mil pessoas no Espírito Santo – Notícias da Polícia Civil ES

O primeiro dia das ações da Operação Virtude, que teve início nessa segunda-feira (02), alcançou 2.580 pessoas por meio de abordagens de prevenção e orientação. A Operação Virtude foi deflagrada em âmbito nacional e tem como objetivo combater todos os tipos de violência contra a pessoa idosa.

Em âmbito nacional, a Operação é comandada pelo Ministério da Justiça. No Estado, a Gerência de Operações Integradas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Geop/Sesp) comanda as ações, realizadas em conjunto pelas Polícias Civil (PCES) e Militar (PMES) do Espírito Santo, pelos respectivos coordenadores das Operações Nacionais de Grupos de Vulneráveis.  

No primeiro dia, equipes conjuntas das Polícias Civil e Militar visitaram Centros de Convivência nos municípios de Vitória, Jaguaré e Nova Venécia, onde foram realizadas palestras orientativas. As equipes também fizeram abordagens de orientação, com entrega de folders, nas ruas das cidades e nos comércios.

Foram quatro palestras em Centros de Convivência, sendo dois em Vitória, um em Jaguaré e um em Nova Venécia, que totalizaram 497 idosos orientados sobre seus direitos. Outras 2.83 pessoas foram abordadas nas ruas e comércios.

“Nos diálogos, os policiais deram orientações e tiraram dúvidas sobre o Estatuto do Idoso, falaram sobre os tipos de violência contra a pessoa idosa, deram orientações jurídicas e realizaram atendimento psicossocial. Ações como estas aproximam a polícia da população”, afirmou o gerente de Operações Integradas da Sesp, coronel Sebastião Biato Filho.

No âmbito investigativo, foram nove denúncias apuradas, sendo sete recebidas por meio do Disque 100 e duas por meio do Disque-Denúncia 181. As apurações ocorreram nos municípios de São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova do Imigrante e Castelo.

“Essas são ações da Operação Virtude para o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa no nosso Estado, realizadas de forma conjunta pela Polícia Civil e Polícia Militar, que continuarão sempre, de forma integrada, trabalhando com todo afinco, na repressão e prevenção, para combatermos a violência contra a pessoa idosa no Estado do Espírito Santo”, afirmou a Chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher e coordenadora da Polícia Civil das Operações Nacionais de Grupos Vulneráveis, delegada Cláudia Dematté

“A Polícia Militar está atuando de forma integrada com a Polícia Civil na Operação Virtude. E ressaltamos a importância de orientar às pessoas idosas que estejam sendo vítimas de violências ou quem tenha ciência de uma pessoas sendo vitima acionar a Polícia Militar por meio do 190, caso exista uma situação flagrancial”, declarou o chefe da Divisão de Direitos Humanos da Polícia Militar e coordenador da Polícia Militar das Operações Nacionais de Grupos de Vulneráveis, major Coutinho.

Na Região Metropolitana da Grande Vitória, a Operação Virtude conta com a participação da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa (DEPPI). No interior, a mobilização é das Delegacias Especializadas de Proteção à Criança, ao Adolescente e ao Idoso (DPCAI) e dos Núcleos Especializados de Atendimento à Mulher (NEAMs). As ações serão realizadas ao longo do mês de outubro em toda a Região Metropolitana da Grande Vitória e no interior do Estado.

Texto: Camila Ferreira

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com   



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

spot_img

Top 5

Confira Mais

Exposição em Cachoeiro homenageia Chefe Aroldo e resgata a história do escotismo local

O Museu Ferroviário Domingos Lage, em Cachoeiro de Itapemirim,...

Marataízes realiza Dia de Cidadania e Serviços no Santa Teresa

Marataízes Inaugura Nova Escola e Realiza Ação Social no...

Polícia Civil prende suspeito de homicídio em Afonso Cláudio menos de 24h após crime

Polícia Civil e PM prendem principal suspeito de homicídio...

Cachoeiro encerra primeiro semestre de 2026 com 10.458 atendimentos a empreendedores

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Prazo final para inscrição na Prova Nacional Docente é sexta

Inscrições para a Prova Nacional Docente de 2026 encerram-se...

Governo retira subsídio de R$ 0,44 da gasolina nos próximos dias

Governo Federal Anuncia Retirada de Subsídio de R$ 0,44...

Renovação da carteirinha do transporte universitário em Marataízes

Marataízes Prorroga Validade de Carteirinhas e Abre Prazo para...

Fies 2026: Inscrições para o 2º semestre ocorrem de 14 a 17/07

Inscrições para o Fies do segundo semestre de 2026...

Vendas de veículos novos sobem 16,01% no semestre

O mercado de veículos novos no Brasil registrou um...