PolíticaPolítica | Decreto institui Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio

Política | Decreto institui Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio


O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje (20) decreto que institui o Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio (PNEF). Em nota, o Palácio do Planalto informou que o plano busca integrar as ações e políticas do governo em diversos setores para combater e prevenir as mortes decorrentes de as vítimas serem do sexo feminino. O decreto será publicado amanhã no Diário Oficial da União.

Além de reforçar as políticas nacionais de enfrentamento a todas as formas de feminicídio, o decreto estabeleceu outras metas. O texto prevê a articulação da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres; a promoção de ações que conscientizem a sociedade sobre a violência contra as mulheres; a ampliação das possibilidades de denúncia; a melhoria da gestão da informação sobre violência contra as mulheres; e a instituição de políticas de responsabilização, educação e monitoramento dos autores de violência contra o sexo feminino.

Do lado das vítimas, o plano pretende garantir direitos e promover a assistência integral, humanizada e não revitimizadora às mulheres em situação de violência. O plano pretende estender as mesmas ações às vítimas indiretas e aos órfãos.

O plano prevê a articulação entre diversos setores do Poder Executivo (educação, saúde, assistência social, segurança pública), assim como atores do Sistema de Justiça, do Poder Legislativo e da sociedade civil. “Por meio da cooperação entre diferentes órgãos e poderes, busca-se garantir a implementação do ciclo completo da política pública e a integralidade das ações de enfrentamento ao feminicídio”, concluiu a nota do Palácio do Planalto.

Fonte: Agencia Brasil

Publicação autorizada por Agencia Brasil Conteúdo – Todos os direitos reservados. Copyright © 2020

spot_img

Top 5

Confira Mais

Secretaria de Desenvolvimento Social de Cachoeiro lança programação de atividades em julho

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro...

Brasil brilha no ciclismo com medalhas em Jogos Parasul-Americanos

Brasil Faz Brilhante Estreia nos Jogos Parasul-Americanos de Valledupar O...

Espanha avança às oitavas e repete marca histórica de 1958

Espanha avança às oitavas com vitória convincente sobre a...

Exposição em Cachoeiro homenageia Chefe Aroldo e resgata a história do escotismo local

O Museu Ferroviário Domingos Lage, em Cachoeiro de Itapemirim,...

Marataízes realiza Dia de Cidadania e Serviços no Santa Teresa

Marataízes Inaugura Nova Escola e Realiza Ação Social no...

Polícia Civil prende suspeito de homicídio em Afonso Cláudio menos de 24h após crime

Polícia Civil e PM prendem principal suspeito de homicídio...

Cachoeiro encerra primeiro semestre de 2026 com 10.458 atendimentos a empreendedores

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da...

Prazo final para inscrição na Prova Nacional Docente é sexta

Inscrições para a Prova Nacional Docente de 2026 encerram-se...

Governo retira subsídio de R$ 0,44 da gasolina nos próximos dias

Governo Federal Anuncia Retirada de Subsídio de R$ 0,44...