22 de dezembro de 2025
PolíticaPolítica | Comissão do Senado aprova projeto que estende validade de concursos

Política | Comissão do Senado aprova projeto que estende validade de concursos


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou hoje (7) projeto de lei que suspende até o fim de 2021 os prazos de validade de concursos públicos homologados antes da pandemia de covid-19. Com isso, os prazos de validade desses certames começam a contar apenas a partir de 2022.

Aprovado pela Câmara dos Deputados em novembro, o PL 1.676/2020 foi proposto pelos deputados Batista (PV-DF) e Rejane Dias (PT-PI). Na CAE, a matéria obteve parecer favorável do relator, senador Jaques Wagner (PT-BA). O projeto segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

De acordo com o texto, serão suspensos os prazos dos concursos homologados até 20 de março de 2020 — data em que o Brasil reconheceu o estado de calamidade pública devido à pandemia. Pelo projeto, o tempo de validade dos certames volta a correr em 1º de janeiro de 2022. Isso porque o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (Lei Complementar 173, de 2020) vedou aumento de despesas com pessoal até o final de 2021, o que impediu a nomeação de candidatos aprovados.

Pela regra atual, os prazos de validade dos concursos foram suspensos até o término da vigência do estado de calamidade pública decretado pela União, o que ocorreu em 31 de dezembro de 2020. No entanto, foi proibida a admissão ou a contratação de pessoal pelos três níveis de governo até 31 de dezembro de 2021 — ressalvadas, entre outras, as reposições decorrentes de vacâncias de cargos efetivos ou vitalícios.

A nova redação harmoniza os dois prazos, estabelecendo que essa última data também valerá para a suspensão da validade dos concursos. Além disso, a comunicação da suspensão deixa de caber aos organizadores dos concursos e passa para os órgãos contratantes.

De acordo com Jaques Wagner, o PL “evitará uma quase certa judicialização por parte dos candidatos aprovados”. Segundo o senador, atualmente, mesmo na vigência da Lei Complementar 173, são admitidas as reposições decorrentes de vacâncias de cargos efetivos ou vitalícios. Na prática, portanto, somente aquelas admissões ou contratações que representem aumento do quadro de servidores estão proibidas. “É razoável que a transferência desse aumento para uma data futura, já em um contexto pós-pandemia, com a normalização da situação financeira dos três níveis de governo, preserve os direitos dos concursados. Evidentemente, o aumento aventado somente ocorrerá após a atualização das programações orçamentárias de cada ente — disse Wagner.

O senador lembra que o Senado analisa um projeto de lei semelhante. O PL 4.109/2020, do senador Weverton (PDT-MA), suspende a validade dos concursos públicos já homologados até o término da vedação do aumento de despesa com pessoal.om informações da Agência Senado

 

Fonte: Agencia Brasil

Publicação autorizada por Agencia Brasil Conteúdo – Todos os direitos reservados. Copyright © 2020

spot_img

Top 5

Confira Mais

Vinicius Junior acredita em recuperação no Real Madrid: foco total em 2026!

Vinicius Junior recarrega energias para retornar das férias com...

Seag divulga resultado preliminar do Programa Acelera Agroindústria ES

Seag Publica Resultado Preliminar do Programa Acelera Agroindústria A Secretaria...

Manchester United mira Ruben Neves e Conor Gallagher para fortalecer o meio-campo!

Manchester United em busca de meio-campistas O Manchester United está...

Liverpool define Bastoni como prioridade para suceder Van Dijk na defesa da equipe

Liverpool em busca de um substituto para Van Dijk A...

Corinthians é tetracampeão da Copa do Brasil ao vencer o Vasco

Corinthians conquista o tetracampeonato da Copa do Brasil em...

Corpo de Bombeiros do ES celebra 113 anos com novidades e homenagens

Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo Comemora 113...

Isak fora de ação: lesão grave preocupa Liverpool e pode desfalcar por meses

Lesão grave de Alexander Isak preocupa o Liverpool A recente...

STF bloqueia parte de PL sobre emendas do orçamento secreto

Suspensão de Artigo do PL Sobre Orçamento Secreto pelo...

Chelsea aposta na “fórmula Santos” para garantir Ayyoub Bouaddi no elenco.

Chelsea Define Plano para a Contratação de Ayyoub Bouaddi O...