PolíticaPolítica | Comissão da Câmara aprova busca ativa para estudantes fora da...

Política | Comissão da Câmara aprova busca ativa para estudantes fora da escola


Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados deve criar a Política Nacional de Busca Ativa de Crianças e Jovens em Idade Escolar. O objetivo é evitar a evasão dos estudantes. 

“A proposta vem em momento oportuno, já que a evasão escolar está numa situação alarmante. Milhares de crianças em idade escolar já estavam ausentes das salas de aulas antes da pandemia de covid-19, e a tendência é que isso piore significativamente, devido às mudanças sociais decorrentes da crise econômica”, argumenta o relator da matéria, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG).

Ao apresentar o projeto, a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) mostrou as estatísticas de 2019, quando mais de 620 mil estudantes abandonaram a escola.

Para buscar as crianças e jovens em idade escolar, a autora propõe o recenseamento anual; a formação, em estados e municípios, de comitês intersetoriais para a busca ativa, integrados por representantes das áreas de educação, assistência social e saúde; e a identificação de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

A União prestará assistência técnica e financeira a estados e municípios para a implementação da política.

A proposta ainda será analisada pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Como tem caráter conclusivo, uma vez aprovada por elas, a proposta não precisará passar por plenário.

* Com informações da Agência Câmara

Fonte: Agencia Brasil

Publicação autorizada por Agencia Brasil Conteúdo – Todos os direitos reservados. Copyright © 2020

spot_img

Top 5

Confira Mais

Bayern de Munique planeja troca: Nicolas Jackson sai para a chegada de Kofane!

O Bayern de Munique permanece na disputa por títulos...

Moto Romaria da Penha na Terceira Ponte: Tradição e Segurança pelo Governo do ES

Moto Romaria da Penha Promete Grande Concentração de Fiéis...

Neuer em xeque: futuro incerto no Bayern e interesse crescente do Brighton!

Manuel Neuer na Mira do Brighton para 2026-2027 O renomado...

Tijuca: Parque Nacional do Rio atinge 4,9 milhões de visitantes

Parque Nacional da Tijuca: Recorde Histórico de Visitantes em...

CNBB apoia Papa Leão XIV após críticas de Trump sobre sua liderança

CNBB Apoia Papa Leão XIV Após Críticas de Donald...

Prisão de Ramagem nos EUA é resultado de ação Brasil-EUA, afirma PF

Alexandre Ramagem, ex-deputado e ex-diretor-geral da Agência Brasileira de...

Brasil lança Semana Nacional do Esporte para incentivar atletas e saúde

Brasil Institui a Semana Nacional do Esporte para Fomentar...

Prefeita sanciona lei sobre bicicletas elétricas, mas veta idade mínima e dispositivos essenciais

A prefeita de Vitória, Cris Samorini, sancionou a Lei...

Marataízes capacita diretores escolares na gestão de recursos federais

Capacitação de Diretores Fortalece Gestão do PDDE em Marataízes Na...