Polícia Civil do ES e EDP Combatem Furto de Energia em Distribuidoras de Bebidas
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), em parceria com o Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) e técnicos da EDP, realizou uma série de fiscalizações em distribuidoras de bebidas nos dias 27 e 28 de setembro. A operação visou investigar práticas de furto de energia elétrica na Grande Vitória.
Durante as ações, que ocorreram em bairros de Vitória e na Serra, encontrou-se uma significativa quantidade de irregularidades. Nos bairros Maria Ortiz e Antônio Honório, localizados em Vitória, as equipes identificaram problemas graves no fornecimento de energia elétrica. Em um dos estabelecimentos em Maria Ortiz, foi descoberta a presença de “medidores fantasmas”, que operavam sem cadastro na EDP, impossibilitando a medição regular do consumo. A fiscalização, que aconteceu na terça-feira (27), levou à retirada dos medidores e ao desligamento do local, que já tinha um contrato de fornecimento suspenso por débitos anteriores junto à concessionária.
Em um segundo estabelecimento, também na terça-feira, a situação se repetiu. Após receber informações sobre a ligação entre os responsáveis e outro ponto comercial no bairro Grande Goiabeiras, as equipes ampliaram as averiguações e também encontraram medidores sem registro. A EDP removeu o equipamento irregular e o local permaneceu desligado.
No dia seguinte, quarta-feira (28), os trabalhos foram direcionados para uma distribuidora em São João, Serra. A equipe constatou manipulação do medidor de energia, caracterizada por violação de lacres e danos ao equipamento, dificultando o registro correto do consumo. O medidor foi substituído e a instalação foi desligada devido a débitos pendentes.
Em cada uma das inspeções, a EDP lavrou Termos de Ocorrência e Inspeção (TOI) documentando as irregularidades. A Polícia Civil também solicitará à concessionária relatórios com estimativas de prejuízos, que serão da importância para as ações do Ministério Público.
As investigações seguem em curso, e inquéritos policiais serão instaurados para apurar os fatos encontrados nas fiscalizações.
Polícia Civil realiza fiscalização em distribuidoras de bebidas no Espírito Santo por suspeita de furto de energia elétrica.
Fonte: Polícia Civil-ES.

