22.6 C
Itapemirim
domingo 28 abril 2024

Polícia Civil prende suspeita de aplicar golpe de ‘falsa mensagem de transação bancária’ – Notícias da Polícia Civil ES

PolíciaPolícia Civil prende suspeita de aplicar golpe de ‘falsa mensagem de transação bancária’ - Notícias da Polícia Civil ES

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), realizou uma operação policial nessa quinta-feira (14), no bairro Cascata, no município da Serra, que resultou na prisão de uma mulher de 20 anos, suspeita de estelionato, utilizando-se da engenharia social conhecida como “smishing”.

A ação foi realizada para dar cumprimento a um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão domiciliar em desfavor da suspeita. O crime ocorria após a vítima receber uma mensagem via SMS, supostamente enviada por uma instituição bancária, informando que a transação financeira havia ocorrido ou estava agendada.

Caso não reconhecesse a operação, a vítima deveria ligar para a central bancária, que, na verdade, era falsa e se passava pelo banco. No momento da ligação, eram solicitadas informações que, quando fornecidas, possibilitavam transações financeiras ilícitas pelos criminosos.

Após o cumprimento do mandado, a criminosa confessou a prática delituosa. As investigações prosseguem para a identificação de novos integrantes da organização criminosa. Os procedimentos de praxe foram realizados e, em seguida, a detida foi encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

“Smishing”

É um ataque de engenharia social que usa mensagens de texto móveis falsas com a intenção de enganar as pessoas e poder, desta forma, fazer o download de malware e compartilhar informações confidenciais, ou enviar dinheiro para criminosos cibernéticos.

Texto: Adriana Nascimento Amaral – Policial Civil – Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
comunicapces@gmail.com



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas