25 de agosto de 2025
PolíciaPolícia Civil detém seis pessoas durante operação em combate a ‘golpe do...

Polícia Civil detém seis pessoas durante operação em combate a ‘golpe do consórcio’ em Vila Velha – Notícias da Polícia Civil ES

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), realizou, nessa quinta-feira (03), uma operação policial com o objetivo de combater propaganda enganosa e falsos anúncios de veículos em plataformas on-line, o ‘golpe do consórcio’. Durante a ação, um mandado de busca e apreensão foi cumprido na sede da empresa investigada, em Vila Velha, e seis pessoas foram detidas. Até o momento, dez vítimas foram identificadas.

As investigações da Decon começaram há cerca de dez dias. De acordo com as informações do inquérito policial, a empresa atraia os clientes com anúncios de venda de veículos por preços abaixo do mercado em duas grandes plataformas de venda da internet, prometendo entregar o produto em até sete dias.

Segundo o delegado titular da Decon, Eduardo Passamani, os envolvidos no delito utilizavam uma série de estratégias para atrair o possível comprador. “No local onde realizamos as buscas, nós encontramos um quadro com os nomes dos veículos mais procurados para a compra. Depois que eles verificavam esses veículos, os envolvidos pegavam fotos desses veículos na internet, borravam as placas e criavam os anúncios com as fotos, como se a empresa deles realmente estivesse em posse desses veículos”, explicou o delegado.

Assim que o cliente entrava em contato para efetuar o acordo, era informado de que, na verdade, o produto desejado não se encontrava na empresa, e os ‘vendedores’ iniciavam o trabalho de oferecer uma espécie de consórcio para a vítima. Ao longo do diálogo, era dito ao comprador que ele poderia fazer um ‘financiamento’ direto com a empresa para diminuir o preço das parcelas e dos juros, alegando que sairia mais caro caso o cliente optasse por realizar um financiamento por fora. O que era vendido para a vítima, na verdade, era uma intermediação de consórcio, em que a empresa que estava fazendo a proposta supostamente realizaria o ‘financiamento’ para a vítima.

Quando o cliente concordava em efetuar o negócio, uma via de contrato era entregue ao comprador. Durante a assinatura da primeira via, outra via era entregue ao cliente com condições e cláusulas diferentes do primeiro contrato entregue, e caso o comprador assinasse o segundo contrato, ele acabava, efetivamente, caindo no golpe. O veículo comprado nunca era entregue, e os supostos vendedores apresentavam várias justificativas para não entregar o produto. Caso o cliente insistisse, era informado de que deveria buscar a Justiça para tentar reaver seu dinheiro.

Após o trabalho de inteligência realizado pela Polícia Civil, as equipes da Decon identificaram que a empresa estava localizada no município de Vila Velha, e se deslocaram até o endereço informado. No local, seis pessoas foram detidas e foram apreendidos documentos, aparelhos celulares e computadores. Todo o material foi encaminhado à Decon, assim como os detidos, que prestaram depoimento e foram liberados após a assinatura de termo circunstanciado.

Desde o início das investigações, a Decon identificou mais cinco empresas que utilizam o mesmo modus operandi. O delegado Eduardo Passamani informou que as investigações vão continuar. “Essa é a primeira de muitas operações que realizaremos para combater esse crime. Caso tenhamos de fazer uma operação dessa todos os dias, nós faremos”, disse o delegado. “Não descansaremos até essa prática cessar”, completou.

A Polícia Civil recomenda que, caso o cidadão suspeite de que foi vítima do ‘golpe do consórcio’, deve seguir a uma delegacia para registrar o boletim de ocorrência.

 

Texto: Rachel Nunes, estagiária da Assessoria de Comunicação SESP

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Matheus Zardini / Olga Samara  

(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111

comunicapces@gmail.com

 



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

Top 5

Confira Mais

Rota do Itabira oferece 7 km de opções de lazer e contato com a natureza em Cachoeiro.

Em Cachoeiro de Itapemirim, a nova Rota do Itabira...

Vereador pede anulação de PL sobre contratação de população em situação de rua

O vereador Davi Esmael (Republicanos) anunciou seu requerimento para...

Rio Ngumoha brilha e faz história: gol decisivo do Liverpool contra o Newcastle!

Rio Ngumoha brilha e garante vitória do Liverpool sobre...

Anchieta se prepara para a 7ª edição do Desafio de Corrida da GCMA em setembro

No próximo dia 14 de setembro, Anchieta se tornará...

Candidatos ao ProUni 2/2025 têm até amanhã para lista de espera

ProUni: Inscrições para Lista de Espera Começam Nesta Segunda-feira A...

Piúma alcança maior participação no ICMS em sete anos, impulsionando investimentos.

Piúma registra maior índice de participação no ICMS em...

Servidores de Marataízes destacam cultura capixaba em evento.

Encontro de Mestres da Cultura Popular Capixaba Destaca Patrimônio...

Polícia Civil desmantela esquema de fraude milionária em Itapemirim; casal é preso

Polícia Civil do ES Cumpre Mandados de Prisão em...

Casamento Comunitário em Marataízes reúne casal em grande celebração

Comunitário celebra união de casais em Marataízes Na última sexta-feira,...
- Advertisement -spot_img