PolíciaPolícia Civil detém seis pessoas durante operação em combate a ‘golpe do...

Polícia Civil detém seis pessoas durante operação em combate a ‘golpe do consórcio’ em Vila Velha – Notícias da Polícia Civil ES

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), realizou, nessa quinta-feira (03), uma operação policial com o objetivo de combater propaganda enganosa e falsos anúncios de veículos em plataformas on-line, o ‘golpe do consórcio’. Durante a ação, um mandado de busca e apreensão foi cumprido na sede da empresa investigada, em Vila Velha, e seis pessoas foram detidas. Até o momento, dez vítimas foram identificadas.

As investigações da Decon começaram há cerca de dez dias. De acordo com as informações do inquérito policial, a empresa atraia os clientes com anúncios de venda de veículos por preços abaixo do mercado em duas grandes plataformas de venda da internet, prometendo entregar o produto em até sete dias.

Segundo o delegado titular da Decon, Eduardo Passamani, os envolvidos no delito utilizavam uma série de estratégias para atrair o possível comprador. “No local onde realizamos as buscas, nós encontramos um quadro com os nomes dos veículos mais procurados para a compra. Depois que eles verificavam esses veículos, os envolvidos pegavam fotos desses veículos na internet, borravam as placas e criavam os anúncios com as fotos, como se a empresa deles realmente estivesse em posse desses veículos”, explicou o delegado.

Assim que o cliente entrava em contato para efetuar o acordo, era informado de que, na verdade, o produto desejado não se encontrava na empresa, e os ‘vendedores’ iniciavam o trabalho de oferecer uma espécie de consórcio para a vítima. Ao longo do diálogo, era dito ao comprador que ele poderia fazer um ‘financiamento’ direto com a empresa para diminuir o preço das parcelas e dos juros, alegando que sairia mais caro caso o cliente optasse por realizar um financiamento por fora. O que era vendido para a vítima, na verdade, era uma intermediação de consórcio, em que a empresa que estava fazendo a proposta supostamente realizaria o ‘financiamento’ para a vítima.

Quando o cliente concordava em efetuar o negócio, uma via de contrato era entregue ao comprador. Durante a assinatura da primeira via, outra via era entregue ao cliente com condições e cláusulas diferentes do primeiro contrato entregue, e caso o comprador assinasse o segundo contrato, ele acabava, efetivamente, caindo no golpe. O veículo comprado nunca era entregue, e os supostos vendedores apresentavam várias justificativas para não entregar o produto. Caso o cliente insistisse, era informado de que deveria buscar a Justiça para tentar reaver seu dinheiro.

Após o trabalho de inteligência realizado pela Polícia Civil, as equipes da Decon identificaram que a empresa estava localizada no município de Vila Velha, e se deslocaram até o endereço informado. No local, seis pessoas foram detidas e foram apreendidos documentos, aparelhos celulares e computadores. Todo o material foi encaminhado à Decon, assim como os detidos, que prestaram depoimento e foram liberados após a assinatura de termo circunstanciado.

Desde o início das investigações, a Decon identificou mais cinco empresas que utilizam o mesmo modus operandi. O delegado Eduardo Passamani informou que as investigações vão continuar. “Essa é a primeira de muitas operações que realizaremos para combater esse crime. Caso tenhamos de fazer uma operação dessa todos os dias, nós faremos”, disse o delegado. “Não descansaremos até essa prática cessar”, completou.

A Polícia Civil recomenda que, caso o cidadão suspeite de que foi vítima do ‘golpe do consórcio’, deve seguir a uma delegacia para registrar o boletim de ocorrência.

 

Texto: Rachel Nunes, estagiária da Assessoria de Comunicação SESP

 

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna – (27) 3137-9024

imprensa.pc@pc.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Matheus Zardini / Olga Samara  

(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111

comunicapces@gmail.com

 



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

spot_img

Top 5

Confira Mais

Polícia Civil recupera celular furtado em escola e identifica o suspeito

Polícia Civil do ES Recupera Celular Furtado em Cariacica Cariacica,...

Palco TVE: Temporada 2026 inicia com o vibrante Herança Negra

‘Palco TVE’ Inaugura Temporada 2026 com Apresentação do Herança...

Polícia Civil do ES Apreende R$ 200 Mil Ligados a Traficantes e Armas

Apreensão de R$ 200 Mil pela Polícia Civil do...

Manchester City Prevalece na Disputa Financeira por Elliot Anderson em Meio ao Clássico

Disputa Acirrada: Manchester City e Manchester United Lutam por...

Cachoeiro promove palestra sobre violência contra a mulher no Centro Vovó Matilde

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro...

Maycon Cardozo brilha em estreia no Bayern: 14º brasileiro a vestir a camisa!

Bayern de Munique Dominante: Maycon Cardozo Faz sua Estreia...

Lula cria duas áreas de conservação no litoral do RS

Novas Unidades de Conservação no Sul do Brasil visam...

Polícia Civil flagra furto de energia em apartamento em Mata da Praia, Vitória

Polícia Civil do ES Flagrou Furto de Energia em...

André Barbieri apresenta evolução clínica e pode competir em breve

Evolução Clínica de Snowboarder Brasileiro em Milão e Cortina...