A Divisão Especializada de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (DRCCP), em ação conjunta com a Divisão de Homicídio e Proteção à Mulher (DHPM), apreendeu, na última quarta-feira (06), um adolescente de 16 anos, membro de uma associação criminosa especializada em roubar motoboys que fazem entregas de celulares. A apreensão ocorreu em flagrante no bairro Santa Tereza, em Vitória, quando ele roubava celulares e outras mercadorias de um motoboy.
As investigações apontaram que essa associação causou um prejuízo estimado em R$ 60 mil a três lojas de celulares. As informações foram apresentadas em entrevista coletiva, nesta segunda-feira (11), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.
De acordo com o titular da DRCCP, delegado Gabriel Monteiro, a equipe policial já estava monitorando a quadrilha e com o apoio da DHPM, que prestou informações, foi possível evitar o roubo e apreender um adolescente em flagrante.
“Essa quadrilha estava se especializando em cometer o golpe e depois o roubo. Os criminosos ligavam para os comerciantes das lojas de celulares, fazendo o pedido de três a quadro aparelhos telefônicos e, no momento de fazer transferência via pix, os suspeitos alegavam que não estavam conseguindo fazer o pagamento e que pagariam no ato da entrega. O motoboy pegava o produto e, quando chegava no local marcado, os criminosos saiam à mão armada e roubavam tanto os celulares quanto outros objetos que o motoboy entregaria”, relatou.
Segundo o responsável pela investigação, foi feito um mapeamento para localizar os principais locais de encontro. “Com as informações fornecidas pela DHPM foi possível chegarmos ao momento em que um motoboy estava sendo rendido pelo criminoso, impedindo esse crime. Quanto à moto utilizada pelo adolescente, em depoimento, ele alegou que teria furtado na mesma manhã”, explicou.
O adolescente de 16 anos já tinha passagens pelos crimes de roubo, furto e por tráfico de drogas. O menor de idade foi apreendido e encaminhado para Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e responderá por ato infracional análogo aos crimes de furto e roubo.
As investigações continuam para identificar e prender os demais integrantes dessa associação criminosa.
Texto: Brenda Corti, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
Informações à Imprensa:
Matheus Zardini / Olga Samara
(27) 3636-1574 / (27) 99297-8693 / (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111
Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.