Mais de 700 pessoas receberam atendimento especializado de saúde nesta quarta-feira (06), em Pinheiros, no norte do Espírito Santo. A ação do Governo do Estado foi realizada por meio da Rede Cuidar gerida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Norte (CIM Norte), cofinanciado pela Secretaria da Saúde (Sesa) e os municípios.
Os atendimentos tiveram início às 7h, na Unidade de Saúde Vila Nova, com o atendimento de mais de 700 pessoas já agendadas pelos sistemas de regulação estadual e municipal, nas especialidades de endocrinologia, neurologia, cardiologia, angiologia e otorrinolaringologia.
Para os exames de ultrassonografia, mamografia, endoscopia e colonoscopia, os moradores fizeram o procedimento na unidade Cuidar de Nova Venécia. Outros atendimentos especializados em urologia, oftalmologia, ortopedia, densitometria óssea, ressonância magnética, tomografia, teste ergométrico e cirurgias ginecológicas e vasculares foram realizados em clínicas credenciadas.
Durante os atendimentos, foram entregues os óculos de 150 pacientes que receberam as órteses de forma gratuita pelo programa Saúde Fácil.
A secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, representou o governador Renato Casagrande na ‘Ação Mais Saúde’, em Pinheiros, e falou sobre os investimentos do Governo do Estado. “O Governo do Estado realizou obras em diferentes áreas, como Educação e Segurança Pública, construiu e melhorou as condições das estradas. E, além disso, cuidamos da saúde dos capixabas. O Governo realiza esse trabalho nas próprias cidades, mais próximo da população. Assim, levamos o atendimento mais perto de quem mais precisa”, pontuou a secretária.
O subsecretário de Estado de Regulação do Acesso em Saúde da Sesa, Gleikson Barbosa, ressaltou a importância da realização de mutirões de saúde para diminuir a fila por consultas e exames especializados. “O Governo do Estado tem como meta a descentralização da saúde e o objetivo é levar os atendimentos especializados para mais perto da população, fazendo com que, quem necessita desse atendimento especializado, não tenha que ficar horas na estrada. O superintendente regional de Saúde Norte, Edilson Monteiro, destacou que a ação seguirá durante todo o mês de março. “Temos como meta fazer mais de 2 mil atendimentos”, falou.
Nos dois primeiros meses do ano, a Rede Cuidar já realizou 31.873 procedimentos, entre consultas e exames especializados. Em janeiro foram 13.896 consultas e exames realizados e em fevereiro foram mais 17.977 procedimentos.
Mutirões de saúde
Os 14 municípios consorciados que integram o Consórcio de Saúde Norte e a SRS Norte podem solicitar à Unidade Cuidar a realização de mutirões de saúde na sua cidade. Para atender à demanda municipal, a Rede Cuidar faz um levantamento dos pacientes que estão na fila do Sistema Estadual de Regulação há mais tempo e também das consultas e exames com mais solicitações no município.
Depois de identificada a demanda dos pacientes no município que solicitou a ação, a Unidade Cuidar e a SRS fazem um levantamento de quais especialidades e exames conseguirão ser disponibilizados. Com os procedimentos e consultas estabelecidas, o município faz o agendamento dos pacientes que já estavam na fila para o mutirão.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde
Luiza Marcondes
Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo