A Petrobras anunciou uma significativa retomada nos investimentos na indústria naval, com a construção de seis embarcações de apoio marítimo offshore do tipo ORSV, que será realizada no estaleiro Enseada, situado em Maragogipe, Recôncavo Baiano. O evento de anúncio ocorreu com a presença de várias autoridades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
Este projeto, avaliado em R$ 2,58 bilhões, não apenas revitaliza a indústria naval brasileira após anos de estagnação, mas também visa fortalecer a economia local com a geração de mais de 5,4 mil empregos. As embarcações são especializadas em controle de vazamentos de óleo em alto-mar e possuem tecnologia de propulsão híbrida, o que permite uma redução significativa das emissões de CO2.
Além do impacto direto no setor naval, a construção dessas embarcações traz uma esperança renovada para o setor de manufatura navio local, já que a exigência de que 40% dos componentes sejam de conteúdo local incentiva a indústria nacional. Este aspecto é crucial para fomentar o desenvolvimento tecnológico e a sustentabilidade do setor.
No mesmo dia, o governo também celebrou a inauguração de uma nova fábrica de veículos elétricos e híbridos, marcando uma dupla vitória para a economia e a indústria brasileira em termos de inovação e sustentabilidade. As declarações das autoridades, incluindo o forte endosso do presidente Lula à revitalização da indústria naval, sublinham a importância do projeto para o país.
A retomada das operações das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados na Bahia e em Sergipe também faz parte do amplo plano de investimentos que visa fortalecer o setor agrícola nacional. Estas ações estão alinhadas com o compromisso de reindustrialização e avanço sustentável promovidos pelo governo atual.
A intensificação da parceria entre a Petrobras e o estado da Bahia, que inclui o uso do canteiro de obras de São Roque do Paraguaçu para futuras operações de plataformas e apoio à construção de infraestrutura vital, reforça o papel central da Bahia nos planos futuros de desenvolvimento industrial e de infraestrutura do país.
Crédito da imagem: Agência Brasil.
Petrobras anuncia R$ 2,6 bilhões para indústria naval na Bahia
Economia