O período de estiagem tem deixado muitos produtores rurais preocupados com a falta de insumos para os animais. Além de comprometer a produção do leite, há registro de morte de centenas de animais em toda região. No Município de Presidente Kennedy a situação não é diferente, mas graças aos programas de apoio desenvolvidos pela Prefeitura, os impactos estão sendo minimizados.
A medida mais recente foi tomada após o Governo do Estado homologar o Decreto Municipal que declara Situação de Emergência em virtude da estiagem em Presidente Kennedy, autorizando o Município a prestar apoio suplementar aos produtores. Com isso, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca adquiriu mais 50 mil sacos de feno prensado (miojo), que está sendo distribuído a todos os produtores que possuem animais cadastrados no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF). A distribuição começou nesta segunda-feira (03) e vai ser contínua pelo período de noventa dias.
Além disso, o Programa de Distribuição de Ração Farelada continua em Presidente Kennedy. Todo mês, cerca de 300 pequenos produtores são contemplados. A distribuição dos suprimentos para alimentação animal visa incentivar os pequenos produtores rurais na atividade da pecuária leiteira, fomentando a produção de leite e a geração de emprego e renda.
Para o Secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Nerivon Rocha Bayerl, iniciativas como estas são fundamentais para o desenvolvimento rural do Município e neste período difícil, amenizar os prejuízos que atingiram a todos os produtores. “Especificamente neste período de estiagem todos os produtores foram atingidos e com a distribuição do feno e mais a distribuição da nossa ração farelada, que é um programa contínuo no município, nossos produtores podem respirar mais aliviados”, afirma o Secretário.
Compartilhe nas redes sociais
Fonte: Espírito Santo Notícias – Notícias de Presidente Kennedy – ES