24 de dezembro de 2025
Governo ESOperação Shamar alcança mais de 24 mil pessoas no Espírito Santo

Operação Shamar alcança mais de 24 mil pessoas no Espírito Santo


Entre os dias 21 de agosto e 15 de setembro, o Espírito Santo participou da Operação Shamar, que tem o objetivo de combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. Durante os 22 dias de operação, mais de 24 mil pessoas foram alcançadas pelas palestras e orientações realizadas pelas equipes das Polícias Civil (PCES) e Militar (PMES) do Espírito Santo.

Ainda no âmbito da operação, 330 homens autores de violência contra a mulher foram presos, sendo 55 em cumprimento de mandados de prisão preventiva e 275 foram prisões em flagrante. Foram cumpridos 52 mandados de busca e apreensão e 18 armas de fogo apreendidas. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (15), durante entrevista coletiva.

Em âmbito nacional, a Operação Shamar foi comandada pelo Ministério da Justiça. No Espírito Santo, a Gerência de Operações Integradas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) coordenou as ações, integrando as equipes da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam), da Polícia Civil do Espírito Santo, e da Divisão de Direitos Humanos da Polícia Militar do Espírito Santo.

“No Espírito Santo, alcançamos todos os 78 municípios com ações de prevenção, por meio do trabalho educativo, mas também com a repressão de crimes contra a mulher. Os resultados alcançados em nosso Estado só foram possíveis graças à integração entre as Polícias Civil e Militar do Espírito Santo, que, atualmente, servem de modelo para o Brasil. As Polícias Civil e Militar, trabalhando juntas, têm alcançado resultados muito exitosos e nós estamos convidando também os municípios a fazerem parte desse trabalho, unindo forças com nossas polícias”, informou o gerente de Operações Integradas da Sesp, coronel Sebastião Biato.  

As ações de repressão incluíram apuração de denúncias anônimas, promoção de mutirões para realização de oitivas, intimações, instauração e conclusão de inquéritos policiais, cumprimento de mandados de busca e de prisão e autuações em flagrante. Além disso, foram realizadas ações itinerantes com a Delegacia Móvel da Polícia Civil e a intensificação da fiscalização de medidas protetivas de urgência pelas equipes da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar.

As ações itinerantes também tiveram cunho orientativo, com abordagens, conversas, palestras e distribuição de material informativo em ruas, comércios, escolas, órgãos públicos e empresas. Ao todo, 24.123 pessoas receberam informações sobre o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.

“A Patrulha Maria da Penha, com a Polícia Civil na Operação Shamar, atuou em todos os 78 municípios do Espírito Santo. Durante a operação, as ações da Patrulha Maria da Penha foram reforçadas para chamar atenção dessas mulheres sobre os direitos e garantias fundamentais que elas têm. O objetivo foi orientar o maior número de mulheres sobre a rede de apoio e os recursos que estão disponíveis para que elas tenham seus direitos garantidos” explicou a capitão Pandolfi, da Divisão de Direitos Humanos da Polícia Militar.

A titular da DIV-Deam, delegada Cláudia Dematté, destacou que o enfrentamento à violência contra a mulher não deve ser a preocupação apenas das mulheres, mas da sociedade como um todo. “Foi uma operação muito exitosa. O nosso objetivo principal é salvaguardar as mulheres do Estado. Por isso, deixamos um recado muito importante a todas as mulheres: que não se calem, jamais; que denunciem desde a primeira violência sofrida, para que possamos agir e evitar que crimes mais graves ocorram”, orientou.

Operação Shamar: em hebraico, “shamar” significa cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar.

Texto: Camila Ferreira


Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
comunicasespes@gmail.com       

Fonte: Notícias do Governo do Espírito Santo

spot_img

Top 5

Confira Mais

PCES Prende Suspeito de Roubo em Guarapari Após Mandado de Prisão Preventiva

Polícia Civil do Espírito Santo Prende Suspeito de Roubo...

Estudante capixaba da rede pública visita a Nasa com apoio do Governo do ES

Estudante capixaba e professor embarcam para visita à NASA...

Polícia Civil conclui inquérito de tentativa de homicídio em Ibitirama; suspeito foragido

Polícia Civil do Espírito Santo conclui inquérito sobre tentativa...

Juventus e Milan desistem de troca entre os jovens talentos Ricci e Gatti

Rivais Históricos Podem Trocar Ricci por Gatti Juventus e Milan...

Lula destaca vitórias do Brasil em balanço anual de governo

Em pronunciamento em rede nacional, o presidente Luiz Inácio...

Estevão volta ao Chelsea e promete agitar duelo decisivo contra o Aston Villa!

Chelsea ainda joga em 2025! No final deste mês de...

Sporting mira Rayan: Vasco resiste e define venda apenas após a Copa 2026!

Rayan no Radar do Sporting: Negociações em Andamento O jovem...

Polícia Civil do ES desarticula grupo criminal e prende cinco em operação em Barra

Polícia Civil do Espírito Santo Combate Homicídios e Tráfico...

Endrick troca o Real Madrid pelo Lyon em busca de oportunidades e Seleção!

Endrick é anunciado pelo Lyon após período no Real...