Cachoeiro de ItapemirimCachoeiro inicia vacinação contra a influenza com apoio das Unidades de Saúde...

Cachoeiro inicia vacinação contra a influenza com apoio das Unidades de Saúde locais

A vacinação contra a influenza já está disponível em Cachoeiro de Itapemirim, com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) dando início à Estratégia Nacional de Vacinação 2026. A campanha, que começou nesta segunda-feira (30), visa minimizar complicações e internações relacionadas ao vírus da gripe, aliviando a pressão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

A imunização é a principal linha de defesa contra a influenza, sendo realizada especialmente nos períodos de maior circulação do vírus. Os grupos prioritários abrangem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas, e outras categorias como professores e profissionais de segurança.

Em Cachoeiro, as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), incluindo a Policlínica Municipal de Saúde “Bolívar de Abreu” e a Casa Rosa “Drª Glaura Moreira”, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Algumas unidades do programa Saúde na Hora oferecem horário estendido até as 18h, como as UBS Jardim Itapemirim e UBS Dr. Adonai Machado Albuquerque.

A coordenadora de Imunização, Horminda Gonçalves, ressalta a importância da participação da população na campanha vacinal. “A vacinação é essencial para proteger principalmente os grupos mais vulneráveis. Nosso objetivo é alcançar uma alta cobertura vacinal e evitar complicações causadas pela influenza”, afirma. Ela orienta que os membros do público-alvo busquem as unidades de saúde.

Cachoeiro de Itapemirim também programou um Dia D de vacinação para o dia 11 de abril, um sábado, com ações em diversas unidades de saúde. Para a região urbana com salas de vacinação, o atendimento ocorrerá das 8h às 13h em locais como a Policlínica Municipal de Saúde, Casa Rosa e UBS São Luiz Gonzaga. Nas regiões sem salas de vacina, o horário será das 8h às 12h para as UBS Vila Rica, Agostinho Simonato e União, que está em reforma.

A vacinação nas áreas rurais está agendada para das 9h às 12h nas UBS Coutinho, São Vicente, Independência, Gruta, Gironda e Monte Alegre. A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro reitera que a vacinação é segura, gratuita e fundamental para proteção contra a influenza. É recomendado que os cidadãos pertencentes aos grupos prioritários procurem os pontos de vacinação munidos de documento de identificação, cartão do SUS e caderneta de vacinação.

Foto: Pedro Jr/PMCI

Vacinação contra gripe começa em Cachoeiro e terá Dia D no próximo dia 11 – Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim-ES

spot_img

Top 5

Confira Mais

ASCOMIRIM realiza posse da nova diretoria e Conselho Fiscal em Cachoeiro

No último sábado (1), a sede da Associação dos...

Anchieta inspira Minas Gerais com modelo de empreendedorismo sustentável e eficaz

O trabalho da Prefeitura de Anchieta para promover o...

Cachoeiro investe no Probacias para conservar solo e água em áreas rurais locais

Em Cachoeiro de Itapemirim, o Programa para a Conservação...

Emplacamentos de veículos sobem 10% em julho, alcançando 504 mil

Crescimento no Emplacamento de Veículos: Julhando de Sucesso no...

Marataízes promove encontro de secretários para planejar o litoral Sul

Municípios do Litoral Sul se Unem para Atrair Investimentos Na...

Desafios climáticos crescem para concessionárias de energia elétrica

Desafios das Concessionárias de Energia diante de Eventos Climáticos...

Programa Emprega Cachoeiro realiza oito edições e fortalece inclusão no trabalho

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, através da Secretaria...

Marataízes realiza seleção de agentes comunitários de saúde agora!

Marataízes Abre Inscrições para Concurso de Agente Comunitário de...

Republicanos adotam neutralidade na eleição presidencial

O partido Republicanos decidiu não endossar nenhum candidato à...