19.4 C
Itapemirim
quarta-feira 18 maio 2022

Operação Resguardo II: Deam’s realizam ações itinerantes no Estado – Notícias da Polícia Civil ES

PolíciaOperação Resguardo II: Deam’s realizam ações itinerantes no Estado - Notícias da Polícia Civil ES


A Polícia Civil (PCES), por meio da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), com participação de todas as Deam’s da Grande Vitória e do interior do Estado, deu continuidade às ações nacionais da Operação Resguardo II, no último sábado (12) e no domingo (13).  

Sob coordenação da titular da Deam de Cariacica, delegada Millena Chaves Senhorinho, foram feitas várias diligências investigativas no município, com verificação de denúncias provenientes do Disque Denúncia 181 e do Disque 180, referentes a casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Também foram realizadas ações pela Delegacia de Polícia (DP) de Vila Pavão, coordenadas pelo delegado Douglas Trevizani, visando ao enfrentamento à violência contra a mulher. Em parceira com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência social, foi montada uma tenda na praça do município para distribuição de panfletos, orientações, atendimento às mulheres vítimas de violência; também aconteceram visitas a estabelecimentos comerciais, abordagens de mulheres e interessados nas ruas, na feira da cidade. Além disso, no patrimônio Santa Rita as mulheres foram informadas sobre os seus direitos em caso de violência doméstica e, com isso, surgiram várias demandas que foram prontamente atendidas pela equipe.

Já em Cachoeiro de Itapemirim, a titular da Deam do município, delegada Edilma Luíza Barbosa e a sua equipe realizaram diligências em diversos bairros do município para a apuração de denúncias oriundas do Disque 100 e Disque Denúncia 181, relativos a casos de violência contra a mulher. Além disso, foi realizada ação de abordagem e orientação da população para o enfrentamento à violência contra a mulher. E em complementação a ação, houve realização de diligências investigativas e intimações de apurações de crimes resultantes de violência contra a mulher.

Em Pedro Canário, a delegada Gabriella Zaché coordenou as abordagens no comércio e nas praças do município com orientações e entrega de panfletos. As abordagens tiveram como objetivo conscientizar a população sobre a violência doméstica e familiar e o enfrentamento aos crimes contra a dignidade sexual da mulher.

A Delegacia de Sooretama, sob coordenação da delegada Silvana Paula Soeiro, realizou  em parceria com a rede sócio assistencial e setorial, ajudaram com a entrega dos panfletos e cartilhas, e a saúde montou uma tenda e fez teste rápido de Covid-19, glicose, e aferição de pressão, tiveram também um carro de som anunciando a ação da Polícia Civil (PCES) em parceria com a Prefeitura; houve ainda ação de abordagem à população, com entrega de panfletos e cartilhas para tratar sobre o tema violência doméstica e familiar, assédio, sexual e violência contra a mulher.


Ações do domingo (13)

No Parque da Prainha, em Vila Velha, foi realizada uma ação coordenada pela chefe da Deam, delegada Cláudia Dematté. A atividade preventiva foi voltada para orientação, educação e atendimento à população. Foram abordadas, atendidas e orientadas inúmeras pessoas. Foram afixados cartazes no comércio local, visando à orientação e enfrentamento à violência.

Na presente ação, além da equipe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, diversas autoridades estiveram apoiando a ação no enfrentamento à violência contra a mulher. Compareceu à ação o delegado-geral, José Darcy Santos Arruda; o superintendente Interestadual e de Captura, delegado Júlio César; a juíza coordenadora das Varas de Violência Doméstica, Hermínia Azoury; a representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e os  advogados Edinalva Brito Gomes e Augusto Mansur.


De acordo com a titular da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, delegada Cláudia Dematté, as ações fazem parte do Projeto “Divisão Especializada de Atendimento à Mulher e Deam”s Itinerante. Por meio do projeto, serão realizadas ações itinerantes em toda a Grande Vitória e no interior do Estado para enfrentamento à Violência Contra a Mulher, alcançando também os municípios que não têm a Deam.

“A equipe da Divisão e suas Deam’s realizarão com essas ações itinerantes atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica ou crimes contra a dignidade sexual, bem como orientar e dialogar com a população, com mulheres e homens, sobre a Lei Maria da Penha e o enfrentamento à violência contra a mulher. O objetivo é trabalhar na prevenção dessa violência; tirar dúvidas; trabalhar na desconstrução da cultura machista ainda existente na sociedade; bem como aproximar a Polícia da População, em ações de polícia comunitária e cidadã, além disso, serão realizadas ações de repressão, com cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão; instauração de inquéritos, lavraturas de flagrantes; apuração de Denúncias do 181 e 180”, explicou.


Ainda segundo a delegada, estas ações ocorrerão em âmbito nacional durante todo o mês de fevereiro e início de março, sendo comandada pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), e no Estado do Espírito Santo, com coordenação Estadual da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher.

Texto: Brenda Corti, estagiária da Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi)


Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024
imprensa.pc@pc.es.gov.br


Atendimento à Imprensa:
Matheus Zardini / Camila Ferreira
(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693 / (27) 99231-5157
comunicapces@gmail.com



Fonte: Notícias do site da Polícia Civil do Espirito Santo – Confira mais informações em Polícia Civil do Estado do Espírito Santo.

Você está aqui

- Anunciar é Fácil (28) 99999-4664 -

Confira outras Notícias

Navegue pelas tags:

Mais Lidas