EducaçãoONG Amplia solicita doações para inscrições do Enem de jovens carentes

ONG Amplia solicita doações para inscrições do Enem de jovens carentes

Prazo para Inscrição no Enem 2025 Se Aproxima com Iniciativa de Apoio a Candidatos

O prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 termina às 23h59 de hoje, 6 de junho, na Página do Participante. Os interessados devem se apressar, pois a taxa de inscrição de R$ 85 precisa ser paga até 11 de junho. A mobilização em torno do Enem não se limita apenas à inscrição; uma iniciativa relevante tem ganhado destaque: a campanha Amplia Enem, promovida pelo Movimento Amplia. Essa organização não governamental busca conectar estudantes de baixa renda com apoiadores dispostos a quitar a taxa de inscrição, promovendo assim a inclusão de jovens pretos e indígenas que enfrentam dificuldades financeiras.

“Acreditamos que o acesso à educação não pode ser privilégio. Milhares de jovens sonham com uma vaga na universidade, mas o custo da inscrição pode ser um obstáculo intransponível para eles”, afirma um comunicado da ONG. Nesta edição, a meta é garantir que pelo menos 400 estudantes tenham suas inscrições pagas através de contribuições voluntárias.

Thaís Lima, diretora de Projetos do Movimento Amplia, ressalta que a taxa de R$ 85 pode parecer acessível para muitos, mas representa uma barreira significativa para jovens talentos em situações financeiras adversas. Desde que iniciou suas atividades, em 2020, a organização já impactou cerca de 5 mil estudantes, com 80% dos beneficiados se autodeclarando pretos e indígenas.

Como Participar e Contribuir

Os estudantes que necessitam de ajuda devem seguir um procedimento específico. Depois de se inscrever no Enem, devem preencher um formulário virtual, anexando comprovantes de renda, um documento de identificação com foto e o boleto de pagamento. Por outro lado, os voluntários que desejam contribuir podem fazer uma transferência via Pix ou completar um formulário online para custear as inscrições.

Histórico de Impacto

O Movimento Amplia surgiu durante a pandemia de covid-19, inicialmente como um esforço de um grupo de estudantes da USP para ajudar candidatos sem recursos. Desde então, a ONG continuou a expandir suas iniciativas, cobrindo não apenas a taxa do Enem, mas também contribuições para outros vestibulares, doações de equipamentos eletrônicos e oportunidades de bolsas de estudo.

Saiba mais sobre a campanha Amplia Enem 2025 visitando as redes sociais e o site oficial da organização, onde também estão disponíveis informações de contato para doadores e candidatos em busca de apoio. As contribuições são fundamentais para garantir que estudantes talentosos possam realizar seus sonhos acadêmicos, independente da sua situação financeira.

Rafaela da Silva Souza, estudante de medicina na Universidade Federal da Bahia. Moradora de Salvador.
Rafaela da Silva Souza, estudante de medicina na Universidade Federal da Bahia. Foto: Rafaela da Silva Souza/Arquivo pessoal.

ONG pede doação para inscrições do Enem de candidatos de baixa renda

Fonte: Agencia Brasil.

Educação

spot_img

Top 5

Confira Mais

Anchieta conclui oficinas para elaborar o Plano Municipal de Turismo

A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal...

Lula busca cassação da chapa de Flávio no TSE

Em uma movimentação política significativa na corrida eleitoral, a...

Prêmio TV Brasil Petrobras Para Elas divulga finalistas goleiras

Três Jogadoras Disputam o Título de Melhor Goleira da...

SINE de Anchieta oferece 18 novas vagas de emprego para a população local

Na manhã desta quarta-feira, o SINE de Anchieta anunciou...

Marataízes comemora Feira Capixaba de Negócios no próximo mês

Marataízes Sedia Feira de Cultura e Artesanato Com Entrada...

Marataízes discute adesão ao CONDESUL e ampliação do SIM agrário

Encontro de Secretários em Marataízes Discute Regularização Sanitária no...

Prefeitura de Cachoeiro manifesta pesar pelo falecimento do guarda Anderson Bessa

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim lamenta profundamente a...

Importações para pesquisa pública terão isenção de tributos

Ministério da Fazenda Anuncia Medidas para Imunidade Tributária em...

Anchieta sedia 3º Conecta Turismo Região Sul para fortalecer o setor turístico

O município de Anchieta será o cenário da terceira...